Levantamento e Distribuição das Orquídeas da
“Reserva Ecológica do Guapiaçú” (REGUA),
Cachoeiras de Macacu, RJ, Brasil

Relatório Final referente ao período compreendido
entre Novembro de 2006 a Setembro de 2007

Introdução:

Norteados por um dos objetivos da OrquidaRio, definido no estatuto, que é o de “lutar pela preservação e perenização das espécies em seu meio ambiente”, a atual diretoria considerou importante a participação em um projeto de conservação.  Em maio de 2006, um pequeno grupo de sócios fez a primeira visita de reconhecimento à Reserva Ecológica de Guapiaçú (REGUA), quando foram feitas caminhadas por trilhas fáceis, atingindo uma altitude de 550m. Avaliou-se que seria interessante escrever o projeto (Santiago, 2006). Em agosto de 2006, a OrquidaRio submeteu  ao Comitê de Conservação da San Diego County Orchid Society o projeto “Levantamento e Distribuição das Orquídeas da “Reserva Ecológica do Guapiaçú” (REGUA), Cachoeiras de Macacu, RJ, Brasil.”  O Comitê aprovou um auxílio de  R$ 4.494,00 para o desenvolvimento  do projeto.
Os objetivos, além de conhecer e mapear as orquídeas que ocorrem na REGUA, é de fornecer informações para que as orquídeas possam ser usadas como material adicional para o programa local de educação ambiental; divulgar a flora de orquídeas da área para que sejam incluídas e apreciadas como parte das atrações ecoturísticas da REGUA e despertar o interesse por conservação nos sócios da OrquidaRio.

Área de Estudo:

A REGUA foi criada em 1996 e seu tamanho atual é de 5.553ha, com altitude variando de 30m a 2.000m.  Uma boa parte da área da reserva, especialmente acima de 700m, é coberta por floresta pouco alterada e abriga grande biodiversidade de plantas e animais (Feltwell, 2005). A ONG responsável pela REGUA, e que tem o mesmo nome, tem todas as suas terras registradas como reserva florestal e mais de 80% das terras fazem parte do recém criado Parque Estadual dos Três Picos (2003), sendo parte do Corredor Central da “Serra do Mar”, do Bioma Mata Atlântica.

Metodologia usada para o levantamento de orquídeas:

De Novembro de 2006 a Setembro de 2007 foram realizadas dez expedições à REGUA, todas elas com dois dias de duração.  
O tamanho dos grupos que participaram destas expedições variou entre 02 (julho de 2007) e 08 (janeiro de 2007) pessoas e estes grupos envolveram 14 sócios, além de 04 outras pessoas que participaram como colaboradores.  Em todas as expedições contamos com a ajuda do guarda-florestal Rildo, funcionário da REGUA.

A cada expedição percorremos diferentes trilhas e a escolha das mesmas dependeu da necessidade de explorarmos todas elas, da possibilidade de observarmos plantas floridas, da disponibilidade de transporte até o início das mesmas, além do tempo que dispúnhamos para percorrê-las.
Mapeamos, com auxílio de GPS, todas as trilhas por onde passamos e os dados foram posteriormente processados em ArcGIS. 
As diferentes espécies de orquídeas encontradas foram registradas, mapeadas e, sempre que possível, fotografadas.  Quando em floração, algumas vezes uma pequena parte da planta foi coletada para herborização e o material foi depositado no Herbário do Inst. de Pesq. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 
Algumas das plantas foram identificadas por observação a olho nu.  
Plantas não floridas, que foram encontradas em galhos caídos, foram coletadas e estão desenvolvendo-se no “Jardim das Orquídeas” e no Orquidário Quinta do Lago, para que se acompanhe sua floração e posterior identificação e herborização.

A nomenclatura utilizada seguiu Pabst & Dungs (1975-77).
Espécies orquídeas terrestres e Pleurothallidinae precisarão ser identificadas por especialistas e foram relacionadas como “sp”.  

Resultados:

1) Espécies encontradas e sua distribuição

A planilha Excel “Tabela de Resultados” apresenta a lista todas as espécies encontradas, as trilhas onde foram localizadas, faixa de altitude onde ocorrem, mês de floração e frutificação, hábito das plantas, localização nas árvores, freqüência estimada e registros de coleta.  As orquídeas destacadas em azul correspondem às espécies que estão sendo registradas para a área pela primeira vez, de acordo com Miller et al. (2006). 
Clique aqui para ver

2) Mapeamento das trilhas
O mapa das trilhas percorridas e da distribuição das orquídeas observadas está apresentado em formato .jpg, em base disponibilizada pelo o Instituto Estadual de Florestas, na escala 1:10.000.
Clique aqui para ver

3) Levantamento fotográfico.
Fotos de várias das orquídeas encontradas na REGUA. O levantamento fotográfico, sempre que possível mostra o aspecto geral e detalhe das flores, assim como informações de localização e época de floração.
Clique aqui para ver

4) Educação Ambiental e Ecoturismo
No dia 7 de julho de 2007,  foi alugado um ônibus, que levou 37 sócios da OrquidaRio para visitarem a área da REGUA, conhecerem os projetos de conservação desenvolvidos na reserva, interagirem com os “Jovens Guardas” e iniciarem a montagem do “Jardim das Orquídeas”. 
Nos dias 9 e 10 de agosto do mesmo ano, a REGUA recebeu o primeiro grupo de visitantes com interesse em orquídeas, fazendo parte do roteiro da 2ª viagem da Orchid Conservation Alliance.
No dia 28 de setembro,  a OrquidaRio ministrou uma aula sobre orquídeas e sobre o projeto desenvolvido na REGUA, para 15 meninos e meninas da comunidade de Guapiaçú, que participam do grupo de “Jovens Guardas”.
O “Jardim das Orquídeas”, planejado e mantido pela REGUA, com a montagem e supervisão da OrquidaRio, continuará mostrando aos visitantes a flora de orquídeas da reserva.
Clique aqui para ver

Literatura citada:
Feltwell, J. 2005. REGUA: vital conservation area in the Southern Atlantic rainforests. Plant Talk, 42: 24-27.

Miller, D., R. Warren, I.M. Miller & H. Seehawer. 2006. Serra dos Órgãos: sua história e suas orquídeas. Nova Friburgo, RJ, Ed. Scart.

Pabst, G. & F. Dungs.  1975-77.  Orchidaceae Braliensis. 2 volumes. Hildeshein, Brücke Verlag.

Santiago, W. 2006.  Expedição à REGUA.  Boletim da OrquidaRio, ano 8, edição 4.

Clique aqui para ver a Prestação de Contas