Foto: Carlos Ivan

Ocorrência
e Habitat
A Cattleya loddigesii é encontrada em matas úmidas ou alagadas e margens de rios ou córregos, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Tem sido encontrada, também, no estado do Rio de Janeiro nas regiões de Itatiaia, Serras da Mantiqueira e dos Órgãos.
O nome John Lindley deu, em 1819, na Collectanea Botanica, 7, 37, 1823, a denominação que hoje tem, em homenagem ao comerciante de plantas Loddigges. A planta, que foi remetida de S. Paulo em 1810, floriu pela primeira vez na Europa em 1811.
Hábito vegetativo e forma de crescimento Epífita e bifoliada, produzindo mais comumente de 2 a 3 flores. No habitat vegeta sobre galhos mais protegidos por folhas ou aderida ao tronco da árvore hospedeira.
Luz De mediana para mais forte, desde que haja boa ventilação e umidade.
Temperatura
mais adequada
Máxima 30°C e mínima, por curtos períodos, 15°C.
Umidade e rega Umidade relativa bem elevada, como está acostumada no habitat – regiões alagadas e proximidades de rios.
Fertilização e
tratos culturais
A fertilização, com adubo líquido, deve ser a cada terceira rega, com fertilizante balanceado. Com adubos orgânicos, no início de cada estação, menos no inverno.
Substratos, vasos
e plantio
Aceita os diversos substratos oferecidos às Cattleyas, mas sempre em vasos pequenos, de preferência de barro. Deve ser replantada após o repouso que segue à floração e quando começa a desenvolver o broto novo e a soltar raízes.
Flor e floração As flores, apicais, chegam a medir 10 cm de envergadura, geralmente planas com boa forma e bem armadas. Possui três grandes variedades: flores de cor plana e textura veludosa, magenta; as albas e as pontilhadas, sendo a geneticamente mais famosa a punctata ‘ Marisa’.
Híbridos A C. loddigesii está presente numa enorme quantidade de híbridos.
Pragas e doenças As mesmas que a quase totalidade das Cattleyas: cochonilas, pulgões, etc. Os tratamentos são os mesmos.

Foto: Carlos Ivan
Foto: Álvaro Pessoa

  Foto: Raimundo Mesquita. Expo inverno Aranda

Fotos: Álvaro Pessoa - Carlos Ivan - Raimundo Mesquita



Expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa autorização de seus autores. Qualquer solicitação ou informação pelo e-mail orchids@pobox.com