Foto/Photo: Roberto Agnes

Ocorrência e Habitat Principalmente o Estado da Bahia, com ocorrências esparsas ao norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais. Vegeta sobre árvores altas, entre 900 e 1200 m, na região da Serra do Mar. Beneficia-se do clima úmido criado, em parte, pelo rio Paraguaçu no seu caminho para desaguar na Bahia de Todos os Santos. Encontra-se, também, quase ao nível do mar, nos velhos cacauais do sul do estado.
O nome Cattleya amethystoglossa Linden & Rchb. f. ex Warner.
Conta a lenda que Linden, tendo recebido, do Brasil, um exemplar da planta, mandou-a, quando florida, a Reichenbach que a identificou como Cattleya porphyroglossa, mas, por distração, teria escrito amethystoglossa.
Hábito vegetativo e forma de crescimento Epífita e bifoliada, produzindo, mais comumente, de 2 a 3 flores. É planta muito alta, podendo seus bulbos, em forma de cana, atingir mais de 1 m de altura
Luz em cultivo Intensa, desde que haja boa ventilação e muita umidade relativa do ar.
Temperatura mais adequada A do habitat, com dias quentes e noites frias e bastante umidade.
Umidade e rega Umidade relativa do ar alta, sobretudo à noite. Regas a cada três dias, mais freqüentes nos meses de verão. A boa circulação de ar é essencial
Fertilização e tratos culturais A fertilização, com adubo líquido, deve ser a cada terceira rega, com fertilizante balanceado, mudando nos dois ou três meses que antecedem a floração (abril/junho) para uma fórmula que privilegie Fósforo (P) e Potássio (K), por ex. 10-30-20.
Com adubos orgânicos ou em grânulos, drágeas ou bastão, no início de cada estação. Cuidado extremo deve ter-se com o acúmulo de sais minerais no vaso e substrato. Solução para isso é, pelo menos uma vez por mês, fazer uma rega intensa para remover resíduos.
Substratos, vasos e plantio. Aceita os diversos substratos oferecidos às Cattleyas e plantio em vasos, devendo ter-se cuidado para que fique bem firme no vaso, já que seu porte dificulta o plantio e manutenção até o enraizamento total.
Flor e floração Geralmente de 2 a 3, de tamanho médio, com cerca de 8 cm de envergadura, por vezes maiores. Apresenta grande variedade de tons e pintas, indo da rara alba e de semi-alba, até rosada e lilás claro, que é a cor predominante, tipo. O labelo é sempre ametista.
Híbridos A C. amethystoglossa está presente em cerca de 450 híbridos, destacando-se, entre os de maior beleza a C. Miranda, criada por Veitch em 1897.
Pragas e doenças As mesmas que a quase totalidade das Cattleyas: ácaros, cochonilas, pulgões, etc. Os tratamentos são os mesmos.



Primeiro Mapa do Brasil
Mapa do Brasil chamado de «Atlas Miller», atribuído a Lopo Homem Reinéis, 1519. Bibliothèque National de France, Paris.



Certamente a Cattleya amethystoglossa já era encontrável na região sudeste e do Recôncavo, na Bahia

Foto/Photo: Sergio Araujo
A Cattleya amethystoglossa habita a serrania litorânea da Bahia
Fotos: Roberto Agnes e Sergio Araujo
Mapa: IBGE
   


Expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa autorização de seus autores. Qualquer solicitação ou informação pelo e-mail orchids@pobox.com