Orquídeas da Colômbia - Maria do Rosário de A. Braga
“Em fevereiro de 2012, tive oportunidade de fazer uma rápida visita à Colômbia - país com uma área total 7,5 vezes menor que a do Brasil e com aproximadamente o mesmo número de espécies de orquídeas que aqui. Como diversidade é a relação nº de espécies / área, a diversidade de orquídeas é muito maior na Colômbia do que no Brasil.
Depois de uma rápida visita à capital, Bogotá, meu marido e eu fomos para Mendellín, na província de Antioquia. Lá, visitei a sede da Sociedade Colombiana de Orquideologia e proferi uma palestra na Universidade de Antioquia sobre as Orquídeas da Mata Atlântica. Nessa palestra, apresentei os resultados dos nossos dois trabalhos de conservação (RÉGUA + Ilha Grande) depois do quê fizemos uma rápida e muito produtiva visita à San Felix, a 3mil metros de altitude, levados por Luiz Perez, orquidófilo amante de micro-orquídeas.
Em uma área de poucos km², observamos e fotografamos diversas orquídeas, com destaque para a linda Fernandezia sanguinea, com suas pequenas e lindas flores vermelhas e carregada de cápsulas. Lepanthes tachirensis, Lepanthes mucronata e Lepanthes tibouchinicola estavam entre as várias outras orquídeas floridas que encontramos. Apresentei também algumas fotos tiradas por um amigo que participou da primeira viagem da Orchid Conservation Alliance à Colômbia, em 2011”.

|