I - Fotografando Orquídeas
                   Raimundo Mesquita

Você pode, basicamente e dependendo do seu propósito, fotografar orquídeas de três maneiras:

1. Pela beleza da flor ou da planta, o que poderíamos classificar como foto artística, onde a finalidade é a imagem e sua qualidade intrínseca, não a planta ou flor em si, mas a foto que é uma obra de arte autônoma, inclusive pela liberdade de criação do artista fotógrafo.

Oncidium crispum Olivaceum, fotografado aqui por R. Mesquita que só teve o propósito de compor uma foto, com observância de critérios de composição pictórica, não levando em consideração o conjunto e número de flores na haste, informações que seriam importantes seja para fins botânicos ou para julgamento.

Estilização em foto de Phalaenopsis, como se
fosse a hélice de um navio, na foto do artista
grego V. Sinopoulos, que autorizou a reprodução.


Cattleya harrisoniana trilabelo, foto e cultivo
de Carlos Keller

 

2. Para transmitir conhecimento e noção botânicos.
É bem sabido que um dos critérios mais praticados de classificação botânica ainda é o morfológico. Para isso a fotografia pode trazer uma contribuição tão importante quanto o desenho botânico que faz parte, como se sabe, da liturgia para que um nome de planta se torne válido: descrição ou diagnose (em latim); exsicata depositada em um herbário respeitável e desenho botânico.
A fotografia pode e deve fazer parte desse arsenal.
Veja-se o exemplo de certos gêneros, como Oncidium (que, aliás, tem seu nome derivado do grego ‘onkos’, que significa calo, tumor, etc.), que tem um dos seus mais importantes caracteres distintivos exatamente na composição, ou forma desses “calos”. Veja abaixo, por exemplo, esses detalhes na foto do Oncidium phymatochilum.

Foto: R. Mesquita

Oncidium phymatochilum
Foto: Carlos Keller
Bulbophyllum medusae

3. Com visão de juiz de Orquídeas.
Para o julgamento em concursos de orquídeas, uma boa coleção de fotos é absolutamente indispensável, pois o julgamento leva muito em consideração o confronto ou a comparação daquela planta e suas flores com outras que já atingiram o que se considera o padrão de beleza para aquele gênero e espécie, ou para aquele híbrido.
A fotografia é o registro básico das condições em que se encontrava aquela planta ao instante do julgamento e é, por assim dizer, a "prova provada" das razões que levaram à premiação: forma das flores, armação, quantidade para aquele tipo de espécime, cor, substância e textura, estado geral da planta, sanidade, entre outras caracteristicas que levam à premiação.


Foto e cultivo R. Mesquita

A Blc. Goldenzelle ‘Lemon Chiffon” tem
um AM de 85 pontos da AOS.



 
Foto e cultivo: R. Mesquita
Laelia (syn. Hadrolaelia, Sophronitis) purpurata flâmea – num feliz cruzamento de Aldomar Sander, do Rio Grande do Sul, reúne qualidades que atendem aos requisitos resumidamente listados acima.

Está claro que a presente introdução ao mundo da fotografia de orquídeas é, natural e inevitavelmente, limitada, nem se pretendeu esgotar, aqui, o assunto.
Por uma questão de método tivemos que esquematizar o tema, usando na classificação o critério de predominância. É claro, porém, que você pode encontrar numa foto artística informação botânica e, até mesmo, taxonômica. Isto acontece quando estão presentes grandes artistas da foto, como é o caso, por exemplo, de Charles Marden Fitch e Greg Alikas, ambos da AOS, que são fotógrafos, grandes conhecedores de taxonomia e biologia de orquídeas e juízes da AOS. É o caso, ainda, de grandes fotógrafos brasileiros, como Carlos Ivan, Sergio Araujo, Francisco Miranda, Manabu Matida e Roberto Agnes, entre muitos outros.


É sabido que o polinizador é atraido pela flor, mas orientado, até as políneas, pelo labelo.
As fantasias de Sérgio Araujo, abaixo, sobre híbrido de Cattleya e Acacallis cyanea ilustram bem o que dizemos no texto sobre o que se pode "ler" de informação, numa foto artística.

Foto:Sergio Araujo
Foto: Sergio Araujo

Os sócios da OrquidaRIO gozam do privilégio de obter informações sobre esse e outros assuntos, como cultivo, combate a pragas e doenças, reprodução, semeadura etc.
Em breve iremos tratar aqui desses temas, mas muito convencidos que os que visitam esta página terão tudo a ganhar tornando-se associados da OrquidaRIO.
Para se associar ligue para (55) 21-22332314.