Boletim OrquidaRIO
Ano 9 - edição nº 2 - Abril - Junho 2007



Editorial / Palavra da Presidente

Abril de 2006 a abril de 2007...
Há um ano atrás, aceitei um novo desafio na minha vida.  Ser presidente da OrquidaRio. Confesso que nunca havia passado pela minha cabeça a idéia de um dia ocupar este posto. Os desafios eram – e ainda são – muito grandes.
O primeiro deles ainda continua sendo o de tornar a nossa OrquidaRio uma sociedade moderna e viável.
Como foi este primeiro ano frente à OrquidaRio?
Antes de tudo, fazendo uma retrospectiva, sinto que foi um ano de muito trabalho. Conseguimos (minha diretoria e os muitos sócios que tem participado desta gestão) dar uns passos para frente, aqui e ali, mas ainda existe um longo caminho a percorrer. Sabemos que existe enorme interesse do público em geral, em deslumbrar-se com as orquídeas, em querer aprender mais sobre elas, sobre como cultivá-las e conservá-las. Queremos canalizar este interesse para fazer com que a OrquidaRio seja de fato moderna e viável. A nossa última exposição “Orquídeas no Jardim”, foi a maior arrecadação de bilheteria na história do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A festa foi realmente bonita. Mas sabem o que me fez senti mais realizada? Ver muitos sócios contribuindo para este sucesso, das mais diferentes maneiras. Este é um dos pontos que venho enfatizando: uma sociedade se faz com a participação ativa de seus sócios. Nossa modernidade, nossa riqueza, está neste grande grupo de pessoas que estão juntos porque estão envolvidas, de alguma maneira, com as deslumbrantes orquídeas.
Um outro grande prazer, durante este primeiro ano, foi o de ver desabrochar o nosso projeto de conservação.
Continuamos com o grande desafio de envolver um maior número de sócios nesta nossa atividade e estaremos trabalhando para que isto aconteça. A conservação de orquídeas e de seu habitats naturais deve continuar sendo um objetivo prioritário da OrquidaRio.
Relembrando meu discurso de posse, poderia enumerar alguns dos pontos que alcançamos e os muitos que ainda não alcançamos durante este período.
Neste boletim estaremos escrevendo sobre o andamento de algumas das propostas feitas, mas a verdade é que ainda temos muito trabalho pela frente e que trabalhando juntos estaremos crescendo.




Por onde andam nossos sócios?

Em nosso país muitas pesquisas são realizadas sem que os possíveis interessados jamais saibam da sua existência – e esta realidade tem que mudar. Esta seção tem como objetivo aproximar a grande maioria dos sócios do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos nossos sócios pesquisadores em orquídeas.
Fábio de Barros (fbarros@.ig.com.br), pesquisador científico do Estado de São Paulo, trabalha no Instituto de Botânica desde 1981 e é sócio da OrquidaRio desde 1999.  Desde o início de sua carreira especializou-se na família Orchidaceae.  Atualmente Fábio está com diversos projetos em andamento. Sob sua responsabilidade direta ou orientação, no momento, são os seguintes:
1 - Levantamento das Orchidaceae para a Flora Fanerogâmica da Ilha do Cardoso (São Paulo, Brasil), com a colaboração de Rebeca Politano Romanini, pós-graduanda do Instituto de Botânica;
2 - Levantamento das Orchidaceae para a Flora da Serra do Cipó (Minas Gerais, Brasil), com a colaboração de Angélica P. Pavezzi Barbero, pós-graduanda do Instituto de Botânica e Dr. João Aguiar Nogueira Batista, da Universidade Federal de Minas Gerais;
3 - Levantamento das Orchidaceae da Serra do Ouro Branco (Minas Gerais);
4 - Levantamento das Orchidaceae do Parque Municipal da Serra do Itapeti (Mogi das Cruzes, São Paulo), objeto da dissertação de Mestrado de Vinícius Trettel Rodrigues, pós-graduando do Instituto de Botânica;
5 - Monografia do gênero Grobya para o livro "Genera Orchidacearum";
6 - Implicações taxonômicas da estrutura genética de populações naturais de Epidendrum cinnabarinum Salzm., E. denticulatum Barb. Rodr. e E. fulgens Brongn., objeto da tese de Doutorado de Fábio Pinheiro, pós-graduando da Universidade de São Paulo, com a colaboração dos Drs. Diogo Meyer e Antonio Salatino, da USP, e Dr. Salvatore Cozzolino da Universitá degli Studi di Napoli "Federico II" (Itália). 
Entre as diversas pesquisas nas quais está atuando como colaborador, incluem-se estudos sobre as subtribos Pleurothallidinae e Zygopetalinae, assim como levantamento da flora de Orchidaceae na Serra do Caraça, MG e na Serra dos Pireneus, GO.



Evento / Exposições

Exposição “Orquídeas no Jardim”, de 27 de abril a 1º de maio, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, organizada pela OrquidaRio. 
Esta foi a 16ª exposição de orquídeas que realizamos no Jardim Botânico, sempre em parceria com Antônio Bernardo, mantenedor do orquidário nos últimos dez anos. Para festejar a ocasião a OrquidaRio presentou a exposição com cem orquídeas, que decoraram o centro da estufa do orquidário, em um trabalho de Roberto Agnes.
Desta vez as sociedades que participaram foram apenas a ASSON, de Niterói, além da OrquidaRio.  Mesmo assim, foi a maior exposição que já organizamos lá, com a presença de 13 orquidários: Aranda, Bela Vista, Binot, Brasil Orchids, Florália, Itaipava, Itaorchids, Juliato, OrchidCastle, OrchidShopping, Oriental, Paulista e Primavera. 
A planta campeã e a vice-campeã da exposição eram do “stand” da OrquidaRio: a Vanda Oriente Carmim de Diávelo Lecy da Silva e Phaelenopsis bellina ‘Juminha’, de Fernando Setembrino. 
Dois paisagistas e uma artista plástica julgaram os “stands” de exposição e o primeiro colocado foi o OrchidShopping, seguido pela OrquidaRio. 
Durante os quatro dias do evento muitas outras atividades aconteceram paralelamente: workshop de fotografia, oficinas de cultivo, projeção contínua do vídeo “Aprendendo com as orquídeas”, relançamento do livro “Serra dos Órgãos, Sua História e Suas Orquídeas”, com a presença de David e Izabel Miller, palestras (“O Mundo das Orquídeas”, com Carlos Manuel Carvalho e “Mata Atlântica: suas orquídeas e sua conservação”, com M. do Rosário de A. Braga) e OrchidKids, para crianças. 
Aqui, novamente, foram vários os sócios voluntários.
A boa divulgação, aliada ao bom tempo e interesse pelas orquídeas, levaram uma multidão ao Jardim Botânico.  Cabe a nós agora sabermos manter este interesse aceso e atrair novos sócios.    
Veja a cobertura fotográfica da exposição em nosso site.



E as internacionais

Março – 2007: III International Orchid Conservation Congress: Are our orchids safe? (3º Congresso Internacional de Conservação de Orquídeas: Estão nossas orquídeas seguras?) Em San Jose, Costa Rica, de 19 a 24 de março. 
Este é um congresso que não está vinculado a uma exposição de orquídeas, mas sim a apresentações feitas pelos diferentes inscritos. 
A OrquidaRio foi representada por Maria do Rosário de Almeida Braga e nossa sócia Melissa Bocayuva também estava presente.  O grupo de brasileiros foi composto por mais seis pessoas. 
Rosário falou sobre um projeto de conservação da Cattleya granulosa, que vem desenvolvendo em colaboração com a SORN, de Natal, e do projeto que vem sendo desenvolvido pela OrquidaRio: “Levantamento e Distribuição das Orquídeas da Reserva Ecológica de Guapiaçu, Cacheiras de Macacu, RJ”. 
Melissa falou sobre o “Projeto CORES - Conservação de espécies ameaçadas de orquídeas: um plano de ação para conservação de orquídeas brasileiras”.  Os trabalhos apresentados durante o congresso abrangeram temas que foram agrupados em: Geografia da Conservação, Políticas de Conservação e Jardins Botânicos, Conservação e Informações Tecnológicas, Novas Tecnologias para Conservação e Código de Barra e Conservação de Orquídeas na Prática: abordagens integradas, onde foi inserido o nosso trabalho. 
Alguns dos trabalhos mostraram resultados bastante técnicos enquanto um grande número deles falava sobre experiências diversas em conservação.  As experiências mais inspiradoras vieram da Austrália e foram aquelas que mostraram a integração entre pesquisa de boa qualidade fornecendo dados para ações concretas em conservação, unindo pesquisadores, sociedades orquidófilas e a comunidade local.        



Palestras nas nossas reuniões

Veja aqui no site



Nossas atividades

- Projeto de levantamento das orquídeas da Regua

Em maio estaremos realizando a nossa sexta expedição à REGUA. 
Atualmente estamos escrevendo o primeiro relatório das nossas viagens, que será divulgado aos sócios, pela internet.  O fato de que as caminhadas, de um modo geral, exigem muito esforço físico, tem restringido o número de sócios dispostos a participarem todos os meses.  Estamos planejando resolver este problema em parte, através de uma ida coletiva à REGUA, no dia 08 de julho, para que um maior número de sócios conheça o local e sinta-se envolvido com os programas de conservação e educação ambiental que estão em andamento.  (Veja mais sobre o assunto em “Viagens”).

- Projeto "Biblioteca Waldemar Scheliga"
No final do ano passado  foi apresentado, por nosso sócio Sylvio Rodrigues Pereira, à diretoria um projeto para revitalização da biblioteca da OrquidaRio.  O projeto é ambicioso e vai além da simples arrumação e catalogação das obras do acervo. O primeiro passo já foi dado, com a realização da 1a reunião do projeto, realizada num sábado de março deste ano. Apesar da pequena presença de sócios, foi dada a largada para o início dos trabalhos.  Nessa ocasião, foi deliberado pelos presentes, entre outros assuntos, que a primeira tarefa do grupo seria o início da conferência da lista de livros já catalogados e o registro das novas obras incorporadas ao acervo e atualização da relação que está no nosso site. Já estão engajados no projeto os sócios Luciano Ramalho, Ricardo Figueiredo, Alexandre Cruz de Mesquita, Luiz Fernando Espíndola, M. do Rosário de A. Braga e Sylvio R. Pereira. 
Ainda é pouco, mas temos a certeza que receberemos mais apoio e ajuda para tocarmos o projeto. Luiz Fernando irá apresentar uma amiga, bibliotecária aposentada, que manifestou o interesse em conhecer a nossa biblioteca e, certamente, nos ajudará a avaliar o acervo, programar o acesso e as atividades da biblioteca.  O sócio Setembrino está preparando a minuta do termo de doação de livros, revistas, documentos e outros objetos relacionados a Orquidofilia para que os sócios que queiram doar o seu acervo a OrquidaRIO, possam faze-lo de maneira clara e oficial.
Em princípio a próxima reunião do grupo está marcada para o dia 02 de junho, sábado, a partir das 08:00 h na OrquidaRIO. Os interessados em participar, por favor, confirmem a data da reunião com a secretária.
Contamos com a sua colaboração.
Para maiores informações entre em contato com Sylvio Rodrigues Pereira: .sylvio.pereira@uol.com.br



Recadastramento
Há meses atrás começamos a nos organizar para fazer o recadastramento dos sócios, mas, por diferentes motivos, isto ainda não começou.  Não se preocupem porque, mais cedo ou mais tarde, serão contatados.
É importante que todos mantenham atualizados seus endereços postais e eletrônicos, para que possamos nos comunicar de maneira eficiente com vocês. 



Campanha de sócios
Através de campanha por cartas conseguimos reconquistar alguns dos sócios que haviam se afastado.  E alguns novos sócios estão juntando-se a nós. 
Mas ainda há muito mais a fazer. 
Nosso número de sócios ainda pode crescer – e muito! 
Faça você também um pouco de campanha. 
Traga um amigo para assistir as nossas reuniões e associar-se. 



Nosso site

O que você tem achado de nosso site?
Se você tiver alguma crítica ou sugestão, por favor, fale com a a gente.
dirtec@orquidario.org
webmaster@orquidario.org



ONG, OSCIP ou Associação?

Na festa de aniversário de 20 anos da OrquidaRio, em junho de 2006, o sócio Raimundo Mesquita sugeriu que estava na hora de nos tornarmos uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público para conseguirmos atrair mais patrocínios e nos tornarmos uma sociedade viável.  Logo em seguida começamos a estudar o assunto, mas ainda não conseguimos tomar uma decisão sobre as reais vantagens e possíveis desvantagens que obteremos caso venhamos a trocar de estrutura.



REICHENBACHIA, o que fazer?


Continuamos procurando uma maneira que combine o correto armazenamento de nossos livros com uma fonte de renda para a sociedade.  Depois de analisarmos a situação, vimos que tanto a restauração, quanto a venda através de leilão não parecem ser soluções recomendadas.  A biblioteca do Inst. de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi consultada e mostrou interesse na obra, pela sua importância científica – mas não dispõe de verbas para adquiri-la.  Estamos procurando uma outra alternativa, que talvez seja a sua re-edição.



Viagens

Reserva Ecológica de Guapiaçú (REGUA) 2007 – A próximas expedições de 2 dias, para trabalharmos na REGUA estão programadas para 26 e 27/05.
Os grupos têm tamanho limitado e  para participar é necessário um bom preparo físico, pois as caminhadas podem ser puxadas.  Se houver interesse em se juntar ao nosso grupo, entre em contato com a Nilce, nossa secretária. 
No dia 8 de julho, sábado, estaremos organizando uma viagem de um dia até lá, para que mais sócios conheçam o local e participem de atividades de educação ambiental. 
Sairemos da sede da OrquidaRio às 7h da manhã, planejando estar de volta às 19h. 
A programação inclui: atividade de interação com as crianças e adolescentes do projeto “Jovens Guardas”, almoço coletivo, passeio por trilha de fácil acesso que nos leva até uma área rica em orquídeas e montagem do “Jardim de Orquídeas”.  Acreditamos que esta excursão esteja dentro dos objetivos do projeto de conservação “Levantamento e Distribuição das Orquídeas da Reserva Ecológica de Guapiaçú, Cachoeira de Macacu, RJ” e os custos de transporte e alimentação serão pagos pelo projeto.

Miami, Flórida, EUA 2008
– Estamos formando um grupo para participarmos da 19ª Conferência Mundial de Orquídeas, em Miami, Flórida, EUA, que acontecerá entre  23 e 27 de janeiro de 2008.
Neste momento o grupo já está formado por 18 pessoas e estamos negociando o preço do pacote (transporte e estadia) através de uma agência de viagens no Rio de Janeiro, mas que atua no Brasil todo.   Se houver interesse, ainda há tempo de se juntar a nós. 
Entre em contato com a OrquidaRio por email ou telefone ou com a Maria Aparecida Loures (Cida): maritaka@esc.microlink.com.br).
Se você pretende ir visitar a 19th WOC, lembre-se de tirar o seu visto para os EUA com antecedência.  O Consulado dos EUA no Rio de Janeiro está agendando as entrevistas com três meses de antecedência.  



Floração de Outono
Esta época de outono e começo de inverno não é especialmente rica em flores, mas sempre encontra-se alguma orquídea florida.  Diferentes espécies de Maxillaria e Zygopetalum, por exemplo, estão começando a florir em maio.
Confira aqui no nosso site a lista com as espécies brasileiras que costumam florescer agora e fique preparado para  surpresas, já que este início de outono parece mais quente do que é esperado nesta época do ano.