Boletim OrquidaRIO
Ano 9 - edição n˚ 1 - Jan-Mar 2007


Editorial / Palavra da Presidente


Ano Novo. Novas frentes a serem abertas, projetos antigos e novos que deverão ser concretizados, algumas idéias novas e também aquelas que já foram discutidas e ainda esperam para serem postas em prática. O importante é começarmos o ano com a energia renovada para alcançarmos nossa meta. Energia temos e a vontade é de “arregaçar as mangas” e trabalhar muito para vermos a OrquidaRio florescendo.
E quanto à meta, qual é ela?
Que a OrquidaRio cresça. Reuniões interessantes e concorridas, publicações de qualidade e regulares, exposições atraentes e que divulguem o nosso nome, conservação de fato, cursos dinâmicos e frequentes, campanhas inteligentes e boa comunicação - as maneiras de fazer uma associação crescer são inúmeras.
Uma diretoria pode empenhar-se e dar alguns passos para frente - mas a participação dos sócios, nos diferentes momentos, é importantíssima. E, acredite, os sócios podem participar de várias maneiras! Compareça às reuniões sempre que puder, contribua com idéias e com trabalho, traga suas orquídeas floridas para enriquecerem nossas exposições e aquelas das quais participaremos, junte-se a nós em nosso projeto de conservação, traga novos sócios e faça suas críticas sempre que necessário, mas de maneira construtiva, visando o nosso crescimento. Juntos poderemos dar vários passos importantes.




As ilustrações do Boletim da OrquidaRio

Nos 3 números do nosso boletim publicados em 2006, contamos com a colaboração da nossa sócia Teresa Cristina Rodrigues, que gentilmente desenhou a nanquim as orquídeas ilustradas. Em 2007 os desenhos que serão publicados serão todos feitos por outra sócia querida, a ilustradora botância Dulce Nascimento.
Tanto à Teresa Cristina quanto à Dulce, o nosso sincero agradecimento.



Eventos que realizamos e/ou participamos

O nosso último boletim foi publicado no início de outubro de 2006. De lá para cá muitas atividades aconteceram. Algumas das exposições e palestras aqui sumarizadas ocorreram nos últimos meses de 2006.


Exposições das quais participamos, ainda em 2006...

9ª Exposição de Niterói, de 10 a 12 de novembro, realizada em um galpão espaçoso do Colégio N.Sª.da Assunção, em Niterói , organizada pela ASSON.
Uma placa de Miltonia spectabilis alba,levada pela OrquidaRio, foi premiada como a melhor espécie brasileira. Agradecemos aos anfitriões pela gostosa convivência e ajuda nas nossas vendas.

IX Expo Orquídeas de Maricá, de 17 a 19 de novembro, realizada no Esporte Clube Maricá, no centro de Maricá e organizada pelo COMAR.
Vários sócios contribuíram para que a OrquidaRio montasse um lindo stand de exposição.
Obtivemos os prêmios de Melhor Planta da Exposição (uma bela Laelia lobata), Melhor Híbrido e outras primeiras e segundas colocações.

7ª Expo Verão, de 1º a 3 de dezembro, realizada no Bairro da Liberdade, São Paulo e organizada pela AOSP.
Em meio a uma linda floração de Laelia purpurata e L. tenebrosa, a OrquidaRio montou o seu stand com a contribuição de vários sócios. Mais uma vez agradecemos aos anfitriões e as nossas sócias Marlene Paiva Valim e Vanda D. Lucas Gonçalves, por nos representarem.

E já em 2007

2º Festival de Orquídeas e Bromélias de Petrópolis, de 13 a 21 de janeiro, no Palácio Cristal, Petrópolis, organizada pela Secretaria de Turismo de Petrópolis.
Como no ano anterior, a OrquidaRio foi convidada a participar desta exposição, juntamente com três orquidários comerciais de Petrópolis. A época do ano dificultou o contato com os sócios, mas conseguimos montar um colorido stand. A coloboração dos sócios Tânia de Souza e Silva, Lourdes dos Anjos Xantre Costa e Sérgio de Macedo Silva foi essencial para que a OrquidaRio estivesse presente.



Palestras nas nossas reuniões

Veja aqui no site



Nosso site

O que você tem achado de nosso site?
Se você tiver alguma crítica ou sugestão, por favor, fale com a a gente.
dirtec@orquidario.org
webmaster@orquidario.org



Nossas atividades

- Projeto de levantamento das orquídeas da Regua
Neste início de ano divulgamos, através da mensagem que foi enviada a todos os sócios que tem seu email atualizado conosco, a íntegra do projeto “Levantamento e Distribuição das Orquídeas da Reserva Ecológica de Guapiaçú”, assim como o cronograma das expedições até novembro de 2007.
Já realizamos 3 visitas e o projeto vai andando de vento em popa.
Estamos animados e conscientes de que temos muito trabalho pela frente.
Uma cópia do projeto está disponível na OrquidaRio, para os que ainda não o receberam.
Leia mais sobre como participar das expedições na seção “Viagens”.
Ao ler sobre o projeto, a sócia Vera Lúcia Costa de Oliveira ofereceu à OrquidaRio um GPS Garmin® e um par de binóculos Tasco® 10x50, praticamente novos, que serão usados durante o projeto e depois estarão disponíveis para outras excursões.
Muito obrigado, Vera Lúcia.

- Projeto "Biblioteca Waldemar Scheliga"
Em dezembro do ano passado, nosso sócio Sylvio R. Pereira apresentou à Diretoria da OrquidaRio o esboço de um projeto para revitalizar a nossa biblioteca. Como todos sabem, a Biblioteca Waldemar Scheliga é uma das mais completas no tocante à temática orquídea. Além dos livros, alguns raros e de grande valor, o acervo abriga revistas e boletins de sociedades orquidófilas, alguma já extintas. As obras são pouco consultadas pelos sócios e quase não tem aproveitamento técnico científico.
A idéia principal é a criação de um grupo de trabalho que formulará uma diretriz para o uso da biblioteca, criando um projeto que gere, além da racionalização do uso do acervo, uma fonte de obtenção de patrocínio na área cultural. No próximo número voltaremos ao assunto, apresentando a íntegra do projeto. Vamos precisar da colaboração e do trabalho voluntário dos sócios.
Contamos com a participação de todos.
Para maiores informações entre em contato com Sylvio Rodrigues Pereira: sylvio.pereira@uol.com.br



Ilustração botânica

Em 2007, de12 a 18de maio, acontecerá a 16a viagem anual de Margaret Mee, e de 19 a25 demaio será a 9a viagem de Ilustração Botânica de Dulce Nascimento.
Os interessados podem obter mais informações sobre a viagem com Lorraine Kaminsky Martins no Rio de Janeiro, Tel./Fax (21) 2257-1510, e-mail: lorraine13@terra.com.br



Novo livro

Durante a nossa reunião do dia 23/11/06, David e Izabel Miller fizeram o lançamento do livro “Serra dos Órgãos, Sua História e Suas Orquídeas” , em co-autoria com R. Warren e H. Seehawer e editado pela Editora Scart.
O livro coroa um trabalho que durou nove anos, com muitas expedições e muita pesquisa.
Foram encontradas 620 espécies (110 gêneros), crescendo nos mais diversos ambientes da Serra das Órgãos. São dadas informações relevantes sobre habitat, distribuição e floração de cada uma delas.
Além de 44 pranchas com fotos coloridas, são 28 pranchas de Pleurothallidinae com ilustrações detalhadas, em um minucioso trabalho.
Um exemplar, doado pelos autores, está disponível para consulta na bibioteca da OrquidaRio.
Caso tenha interesse em adquirir o seu, entre em contato direto com a editora: serradosorgaos@editorascart.com



Viagens

Reserva Ecológica de Guapiaçú (REGUA) 2007
O cronograma completo, das expedições de 2 dias, para trabalharmos na REGUA já esta montado e à disposição dos sócios, na OrquidaRio.
Os grupos tem tamanho limitado e para participar é necessário um bom preparo físico, pois as caminhadas podem ser puxadas.
Se houver interesse em se juntar ao nosso grupo, entre em contato com a Nilce, nossa secretária.
Em julho estaremos organizando uma viagem de um dia até lá, para que mais sócios conheçam o local e participem de atividades de educação ambiental.
Aguardem mais detalhes.

Exposições e Orquidários 2007
Neste início de ano ainda não temos a programação de outras viagens que serão, eventualmente, organizadas para os sócios durante 2007, mas é importante que tenhamos conhecimento dos seus interesses.
Entre em contato conosco.
Nossa sócia Marlene Paiva Valim costuma levar grupos para exposições e orquidários, como para a exposição de Rio Claro, SP, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de junho.
No próximo número do boletim daremos mais informações.

Miami, Flórida, EUA 2008
Vamos formar um grupo para participarmos da 19ª Conferência Mundial de Orquídeas, em Miami, em janeiro de 2008?
Janeiro é considerado um mês de “alta estação” na Flórida e as tarifas aéreas são mais altas do que o normal, mas se organizarmos um grupo de 15-20 pessoas, é possivel conseguirmos uma tarifa melhor.
Se tiver interesse, entre em contato com a OrquidaRio.
Independente de viajarmos ou não em grupo, se você pretende ir até lá, lembre-se de tirar o seu visto para os EUA com antecedência. O Consulado dos EUA no Rio de Janeiro está agendando as entrevistas com três meses de antecedência.




Floração de fevereiro e março

Muitas espécies brasileiras florescem neste final de Verão. Algumas espécies de Miltonia, por exemplo, estarão em flor nestes meses de fevereiro e março, que é a época de floração de várias espécies da Mata Atlântica. Confira a lista das nossas espécies que florescem agora, aqui no nosso site


seta de retorno