Ano 6- edição nº 2- março/abril de 2004





Notas sobre orquídeas:
O gênero Catasetum (final)



Os Catasetum, assim como outras orquídeas, são suscetíveis a inúmeros ataques de pragas e doenças. É bom ressaltar que não fiz nenhuma análise científica para saber que tipo de doenças atacam as minhas plantas. Portanto, os relatos aqui descritos são de experiências que foram feitas por mim e estão dando certo no tratamento das minhas plantas. Outro fato importante de se alertar, é que as doenças só aparecem e se alastram em plantas mal cuidadas, com estresse e que não receberam o devido trato do seu dono. Toda atenção é pouca no manejo e cultivo das orquídeas.
As pragas que mais atacam as minhas plantas são:
• Fungos: Na minha opinião é a mais terrível de todas as pragas, pois a falta de cuidados com essa doença pode provocar a morte da planta. Existem dois tipos de fungos que infestam os Catasetum, os que atacam as folhas e os que atacam os bulbos.
Os fungos das folhas aparecem devido à falta de ventilação e regas nas folhas. A água que se acumula nas bainhas e folhas com ventilação inadequada são fatores que propiciam o ataque dos fungos. Eles se manifestam deixando a superfície das folhas com manchas escuras que tornam a planta feia e com o aspecto de que foram mal cuidadas.
Como tratamento preventivo, costumo tratar as minhas plantas com um fungicida de contato e evito molhar as folhas.
Como falei anteriormente, tenho todos os meus vasos pendurados e os rego preferencialmente pela manhã. O ideal é que as plantas estejam protegidas da chuva.
Os fungos dos bulbos são os mais terríveis por serem mortais. Na minha experiência esse fungo aparece devido ao excesso de umidade. Quando o ataque está no início, costumo fazer um corte no bulbo e aplicar um fungicida sistêmico. Quando o ataque já se alastrou por vários bulbos, retiro a planta do vaso e corto os bulbos infectados e deixo a planta mais seca. No corte, trato com o mesmo fungicida.
• Ácaros: É outra praga que me atormenta. Esses pequenos insetos sugadores aparecem logo no início do processo vegetativo e mancham todas a folhas com pequenos pontos brancos. Como tratamento preventivo, uso um bom acaricida que aplico de 15 em 15 dias.
• Cochonilas: Por último, tenho o ataque de cochonilas. A mais comum é a lanosa. Devemos tomar cuidado com essa praga, pois ela costuma se alojar nas bainhas úmidas das plantas sendo, às vezes, difícil detectar o início da sua infestação. Como tratamento preventivo, costumo usar um inseticida sistêmico.
ATENÇÃO:
A compra e a aplicação de qualquer substância agrotóxica deve ser feita com o máximo cuidado. Adquira essas substâncias só em lojas especializadas que tenham profissionais habilitados a diagnosticar a doença e prescrever a substância que será utilizada no seu combate. Siga rigorosamente as instruções contidas na bula. Use materiais de proteção adequados (máscara, luvas, avental, etc.). Avalie todos os riscos a crianças, idosos, doentes e animais da sua casa e dos seus vizinhos.


Luciano Henrique