Ano 6- edição nº 2- março/abril de 2004





Caracóis e Caramujos
Enfim uma polêmica


O despretensioso artigo contando minha experiência com caramujos foi alvo de uma crítica construtiva do leitor Geraldo Franco. O que o Geraldo não sabe é que o Boletim OrquidaRIO é um órgão informativo que publica artigos de sócios, normalmente contando suas experiências de cultivo. A maioria dos colaboradores, não tem formação na área da biologia ou botânica, mas são especialistas no cultivo de orquídeas.
Ao contrário, temos outra publicação, a revista ORQUIDÁRIO, cujos artigos têm valor cientifico, já que são escritos por especialistas de renome, que apresentam seus trabalhos usando os critérios exigidos pelos meios acadêmicos.
Eis o texto, recebido por e-mail, que transcrevo na íntegra:

“Tive a oportunidade de folhear o ultimo boletim dos senhores, onde o Sr. Sylvio R. Pereira conta sua experiências com "caramujos". Creio que o mesmo quiz fazer referência a caracóis, pois os caramujos são moluscos aquaticos e portanto não poderiam atacar as orquideas, muito menos respirar por longo tempo fora da água, já os caracóis são terrestres, pulmonados como nós e morreriam afogados se imersos na água. É muito comum as pessoas confundirem os dois animais, porem, pior é ver a imprensa divulgando noticias dadas por autoridades competentes, ou seriam incompetentes!, como biólogos e veterinários chamando os caracóis de caramujos. Creio que poderiam publicar uma pequena nota desfazendo o engano e colaborando para o conhecimento geral dos associados.

Sendo só o que se reservava para esta, despesso-me (sic)

Geraldo Franco

PS: Não sou associado"

O interessante é que nunca chamei, ou vi um sócio chamando, os caramujos de caracóis.
O já citado livro "CULTURA DAS ORQUÍDEAS NO BRASIL, de João Siegfried Decker, no capítulo Pragas e Doenças, assim trata o assunto:
"...Começamos pelas lesmas e caramujos (Agroclimax agrestis), geralmente destituídos do seu caracol,... Os caramujos cortam e devoram não só os brotos novos, mas também as inflorescências..."
Já o livro do Darly Machado de Campos, Orquídeas Pragas e Doenças, nas páginas 77 a 85, chama esses moluscos de caramujos e lesmas. Em nenhum momento os denomina de caracóis.

Sylvio R. Pereira