Ano 5 - edição nº 5 - setembro/outubro de 2003





OrquidaRIO Orquidófilos Associados


No dia 23 de outubro p.p., foi realizada uma Assembléia Geral Extraordinária, convocada pela Diretoria, para apreciar a proposta de alteração do Estatuto da OrquidaRIO, para adeqüá-lo às determinações do novo Código Civil.
Uma das mudanças mais significativas atingiu a denominação da Sociedade, que passou de OrquidaRIO - Sociedade Brasileira de Orquidófilos S/C, para OrquidaRIO - Orquidófilos Associados, que, de certa maneira, foi uma volta às suas origens.
É bom lembrar que a orquidologia associativa fluminense começou em 11 de agosto de 1937, com a fundação, em Niteroi, então capital do Estado do Rio de Janeiro, da Sociedade Fluminense de Orquidófilos -SFO, que, mais tarde, se transformou na Sociedade Brasileira de Orquidófilos - SBO, com sede na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal.
Por questões políticas e administrativas, há 17 anos houve uma dissidência na SBO, quando 37 sócios, insatisfeitos com o resultado das eleições para a Diretoria, se reuniram no tradicional Bar Luiz para tomar chope e resolveram fundar uma nova associação, que recebeu o nome de OrquidaRIO - Orquidófilos Associados do Rio de Janeiro S/C. Apenas 29 desses dissidentes firmaram a ata de constituição da OrquidaRIO. Essa denominação durou até 08/03/1999, quando houve a fusão da OrquidaRio com a SBO, para salvar o patrimônio desta, que estava ameaçado de perda total, pelo abandono da SBO pela maioria dos seus sócios. Desta fusão, resultou a OrquidaRIO - Sociedade Brasileira de Orquidófilos S/C, denominação ora alterada pelos motivos acima expostos.
O novo Estatuto Social está disponível aqui no site .
Você também pode solicitar uma cópia à Secretaria da OrquidaRIO.