Ano 5 - edição nº 5 - setembro/outubro de 2003




Notas sobre Orquídeas
O Gênero Catasetum (cont.)





Histórico

É incrível e até mesmo surpreendente como os Catasetum causam tanta confusão. Confusão que pretendo acabar ou, pelo menos, diminuir com essa série de artigos.
Já que existem alguns artigos sobre o tema, decidi destacar algumas curiosidades que cercam esse gênero e que eu acho interessante:

a) Descrição
Não se sabe até hoje, quem realmente descreveu pela primeira vez um Catasetum. Algumas publicações dizem que foi L. C. Richard, outros dizem que foi Kunth. Ao certo ninguém sabe.

b) Origem do gênero
Surgiu na bibliografia botânica pela primeira vez em 1822. O Catasetum macrocarpum foi o primeiroa ser descrito, já que a estampa depositada no herbarium estava em melhores condições, sendo assim, considerada como tipo ou origem do gênero.

c) Polimorfismo
A primeira espécie estudada foi de uma planta com flores masculinas e, como estas possuíam as ditas antenas na frente da coluna, recebeu o nome de Catasetum. Mais tarde surgiram duas plantas de Catasetum cernuum que, por apresentarem diferenças sexuais entre elas e a que originou gênero, foram batizadas de Myantus cernuum ( flor masculina) e Monachanthus cernuum ( flor feminina)
Com isto a bibliografia orquidológica registrou para o mesmo gênero três diferentes nomes. Sendo os dois últimos, sinônimos.

Em 1828, Lindley descreve o Cstm. cristatum e observa algumas flores que lhe parecem monstruosas. Isso se deve ao fato do labelo, dessa espécie, se apresentar mais carnoso e bem diferenciado da flor masculina.
Presume-se que ele estava, pela primeira vez, diante de uma flor feminina, mas não soube, talvez por falta de atenção, reconhecer o dimorfismo que acontece na espécie.
Em 1870, Charles Darwim consegue desvendar a diferença sexual entre os Catasetum. Antes disso, Schomburgk já tinha notado que os Catasetum não desenvolviam cápsulas enquanto que o gênero Monachanthus conseguia.

Luciano Henrique

Para saber mais sobre o histórico desse gênero consulte:
Flora Brasilica - F. C. Hoehne, Revista ORQUIDÁRIO - Vol. 16 N°4 Nótulas documentais Antonio Ventura / Luciano Henrique.