Ano 5 - edição nº 5 - setembro/outubro de 2003





A Água no Planeta e o Papel do Orquidófilo



A qualidade da água é fundamental para a sobrevivência e o desenvolvimento das orquídeas, assim como para os seres humanos. Nas mesas de bar diz-se até que o segredo do sucesso de algumas marcas de cerveja vem da origem da água, produto que está tirando o sono dos ambientalistas por sua escassez e pelo desperdício proporcionado por um enorme contigente de pessoas.
A Agência Nacional de Águas se prepara para discutir como se gasta o modelo de cobrança. Estudos da ANA revelam que o valor das contas, atualmente, inclui somente os custos de saneamento. E destaca que 97,4% da água existente no planeta é salgada. Apenas 2,6% é doce, sendo que, deste total (dos 2,6%), 76,4% está congelada e 22,8% está sob a terra, em forma de lençóis subterrâneos. Pelos cálculos da agência, para dessalinizar a água teríamos que pagar algo em torno de US$ 1.00 por m3.


Tipo de Água
Percentual
Água salobra
97,4%
Água Doce
2,6 %
Água doce (2,6%)
Percentual
Congelada
76,4 %
Lençóis freáticos
22.8%
Na superfície
0.8%

Na superfície, a água (0,8%), sofre com a poluição, o desmatamento e o assoreamento. Grandes condomínios residenciais e “lava-jatos” espalhados pelas regiões metropolitanas captam a água do subsolo ao arrepio da legislação. O estudo revela ainda que, em 1970, havia 12,9 mil m? de água por habitante. E hoje são 7 mil m? de água para cada pessoa.
Os orquidófilos tem um papel importante a cumprir nesse processo. Um dos procedimentos seria a captação da chuva através dos telhados das residências e até da cobertura dos orquidários. As orquídeas responderiam com pseudobulbos viçosos e flores saudáveis. Quanto ao teto livre, basta proporcionar um sombreamento adequado e drenagem perfeita.
Nesse processo vale lembrar a fábula do colibri que de forma voluntária atuava no combate às chamas na floresta. Ele tinha plena consciência de que sozinho não conseguiria apagar o fogo. Apenas fazia a sua parte.

Edson Cherem é jornalista, jipeiro e cultiva orquídeas em Maricá - RJ
Contato: edsoncherem@bol.com.br