Ano 5 - edição nº 4 - julho/agosto de 2003




Orquídeas no Jornaleiro


Você sabia que ali no seu jornaleiro da esquina, podem ser encontradas três revistas de orquídeas, cheias de fotos, artigos e anúncios ligados ao tema?

Estou falando das seguintes publicações:

• Brasil Orquídeas (www.brasilorquideas.com.br - Tel.: 12-229-3990)
• Como Cultivar Orquídeas (www.casadois.com.br - Tel.: 11-3083-0222)
• O Mundo das Orquídeas (online@editoraonline.com.br - Tel.: 11-3393-7777).

Nos anos 80, quando comecei a me interessar por orquídeas, a grande dificuldade para os novatos como eu, que queriam aprender mais sobre essas plantas e o seu cultivo, era a escassez de publicações especializadas. Os poucos livros disponíveis, em português, eram raros, caros ou estavam esgotados.
Quando me deparei com a revista ORQUIDÁRIO, no stand da OrquidaRIO em uma exposição no MAM, não pensei duas vezes, tornei-me sócio da OrquidaRIO só para receber a revista. Só muito mais tarde, por diversos motivos, passei a freqüentar a Sociedade regularmente e usufruir da sua excelente biblioteca temática.
Hoje este panorama mudou bastante, pois, além das revistas citadas, o mercado editorial tem produzido mais livros sobre orquídeas. Entretanto, o número de títulos disponíveis ainda é insuficiente para atender a demanda crescente dos estudiosos do assunto. Vamos torcer para que os editores descubram este filão e passem a dar mais importância ao segmento, publicando novos livros, ou reeditando os esgotados.

Sylvio R. Pereira