Ano 5 - edição nº 1 - janeiro/fevereiro de 2003


Programa de Atividade na Área Técnica da OrquidaRIO em 2003


Palestras Técnicas
A programação das palestras técnicas que serão apresentadas nas reuniões deste ano já está definida.
Cabe ressaltar, que pela primeira vez na história da OrquidaRIO, já foram escolhidos temas e palestrantes com incrível antecedência.

Cursos
Neste mandato serão incrementados diversos cursos de orquidofilia, ministrados por técnicos e convidados especializados, com amplo conhecimento dos diversos setores, como: Cultivo, Julgamento, Controle de pragas e doenças, Práticas de fertilização, Vasos, Suportes e substratos, Semeadura e Clonagem.
Os cursos serão pagos.
O público alvo serão os sócios que queiram aumentar os seus conhecimentos e os não sócios que se cadastraram como interessados em participar de nossos cursos.
Nesta oportunidade aproveitaremos o espaço da Sede, gerando além de uma renda adicional para a Sociedade, uma possibilidade de atrairmos novos sócios.
Os Cursos terão início em maio, com o Curso de Iniciação à Orquidofilia.
Em tempo oportuno, divulgaremos o calendário na íntegra.

Exposições
A OrquidaRIO tem programação anual de exposições, alguma como a nova exposição de outono, já agendada com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Senhor Antonio Bernardo, o mantenedor do Orquidário da mesma instituição.
A exposição oficial da OrquidaRIO continua sendo tradicionalmente em setembro.
A Diretoria fixará em breve o calendário e o local.


Publicações e Eventos
• Revista Orquidário - Continuação da publicação da revista ORQUIDÁRIO, nosso grande instrumento de divulgação, em dia, melhorando seu conteúdo e aprimorando sua configuração gráfica.

• Revista Orquídea - Voltaremos a publicar a revista ORQUÍDEA, que era editada pela antiga SBO, com artigos técnicos.
O número de lançamento será o Vol. 32 Nr. 1. Tema especial: Trabalho com hibridação dos grandes gêneros brasileiros e os hibridadores brasileiros.

• Revista Pulchra - O relançamento da Pulchra não está ainda definido, pois não depende só da vontade de publicá-la. É preciso que tenhamos material de qualidade que retrate as plantas premiadas em exposições em todo o Brasil.

• Manuais - É meta desta Diretoria fazer revisão e melhoramento do Manual de Iniciação à orquidofilia, que, sem dúvida nenhuma, é um sucesso editorial, não temos registro do número de edições desse pequeno manual, mas nossa estimativa é de que já tenham, sido vendidos cerca de 5.000 exemplares.

• 1o. Congresso Brasileiro de Orquidofilia - De há muito os orquidófilos brasileiros sentem a necessidade de se aproximar para troca de conhecimento e experiências, além de formação de uma massa crítica de orquidófilos que possa pesar, nas relações com a sociedade e o governo, na defesa da sobrevivência e persistência da orquídea, como bem natural e fonte de riqueza do país.
A OrquidaRIO que, com tanto êxito, realizou a 15a. Conferência Mundial de Orquídeas, enfrentará mais este desafio.
A preparação do 1o. Congresso Brasileiro de Orquidofilia, terá início ainda este ano, com a formação das comissões que definirão sua temática, formação do núcleo básico de gestão, contatos com entidades orquidófilas e estrangeiras e todas as tarefas inerentes a um evento deste porte, que deverá realizar-se em fins de 2004 ou em 2005.

• Internet - É propósito da Diretoria que inicia a sua gestão extrair da Internet todas as possibilidades que possui este instrumento de comunicação, informação e conhecimento. Nesse sentido, estuda-se para breve implementação, uma profunda remodelação da homepage da OrquidaRIO.