Boletim OrquidaRIO
Ano 12 - edição nº 1 - Janeiro a Março de 2010


PALAVRAS DO PRESIDENTE


Assumi a presidência da OrquidaRio para o biênio 2010/2011 apoiado por alguns colaboradores da gestão
anterior e de outros que passaram a somar seus esforços para que a nossa instituição continue crescendo e se desenvolvendo como a associação que é, única da nossa cidade.
Como Presidente, enfrento esse novo desafio com muita garra, contando com a ajuda imprescindível dos sócios voluntários, que sempre estiveram presentes nas várias empreitadas da nossa Sociedade, tais como: organização e participação nas exposições, projetos educacionais e de conservação, angariação de produtos para vendas, artigos para publicação na Revista e no Boletim e diversos outros.
Estamos organizando a programação das reuniões sociais e técnicas para 2010. Como sempre, elas estarão acontecendo nas segundas e quartas quintas-feiras de cada mês.
Tendo participado nas duas ultimas gestões como diretor financeiro administrativo, observei a necessidade de termos mais uma exposição no ano, esta seria a “Exposição de Verão”, pois a OrquidaRio obtém suas receitas financeiras muito mais de exposições do que das contribuições sociais.
Outro projeto em andamento é “Orquídeas em Arvores” que contará com a participação do nosso quadro social.
Voltaremos a ter em nossos encontros o concurso interno “A Melhor Planta das Nossas Reuniões”. Participe! Vamos fazer das nossas reuniões um evento bem florido e bonito.
Outra atividade que estará acontecendo neste início de ano será a sexta e ultima excursão a Ilha Grande, para finalizarmos o projeto “Levantamento das Orquídeas da Ilha Grande”.
Este é o primeiro Boletim do ano e sei da importância de mantê- los sempre informados das nossas atividades, buscando assim uma participação mais ativa e numerosa de nossos sócios.
Desejo na todos um ótimo ano.

Ricardo de Figueiredo Filho

 

NOVA DIRETORIA PARA 2010/2011

Na Assembléia Geral Ordinária realizada em 26 de novembro de 2009 foram eleitos, por aclamação, a nova
Diretoria e o Conselho Deliberativo da OrquidaRio assim constituídos:

Diretoria
Presidente - Ricardo de Figueiredo Filho
Vice-Presidente - Luciano Henrique da Motta Ramalho
Diretor Técnico - Sylvio Rodrigues Pereira
Diretor Administrativo e Financeiro - Eliomar da Silva Santos
Diretora de Relações Comunitárias e Eventos - Lucia de Mello Provenzano
Conselho Deliberativo:
Presidente: Paulo Damaso Peres
Vogais: Carlos Manuel de Carvalho, Diávelo Lecy da Silva, Maria Lucia de Alvarenga Peixoto e Sergio de Macedo da Silva.
Editora da Revista “Orquidário” - Maria do Rosário de Almeida Braga
Coordenador de Julgamento - Fernando Setembrino

Expressamos nossa total confiança nesse novo grupo que se inicia e esperamos que consiga elevar cada vez mais o nome de nossa OrquidaRio.



AGRADECIMENTO À NOSSA QUERIDA ROSÁRIO

Em meados do primeiro trimestre de 2006, uma mulher pequenina e com um sorriso largo, numa chapa única, se apresentou para ser a nossa Presidente.
Em sua apresentação falava em inovações como conservação das orquídeas, de seus habitats agredidos, do crescimento da OrquidaRio e até falava do reconhecimento de nossa associação junto ao mundo e outros muitos sonhos.
Compreendemos, aos poucos, que aquela sonhadora era incansável e não raro lá estava ela carregando e descarregando
caminhões junto somente aos seus e funcionários da Quinta do Lago.
Organizava todo o material das exposições que são guardados gentilmente na sua propriedade e vários deles conseguidos com seus amigos, que produziram diversas peças, até mesmo de decoração, para aumentar nossa renda.
Sua competência e dinamismo são invejáveis, com uma energia vinda talvez daqueles desbravadores de terras e mares que aqui chegaram em 1500. Crescemos muito e citamos apenas alguns de seus sonhos realizados: Projeto de Preservação da RÉGUA (Reserva Ecológica de Guapiaçú), Projeto de Preservação de Ilha Grande, Exposição de Inverno, Patrocínio parcial da revista Orquidário pelo Bradesco Seguros, Julgamento com juízes da AOS e inclusão de nossas Exposições no calendário da AOS, Exposição de Ilustração Botânica em parceria com Dulce Nascimento no Museu do Forte de Copacabana , a inclusão do aeroporto e porto do Rio de Janeiro entre os credenciados para a exportação e importação de espécies de nossa Flora e Fauna (CITIES) com a colaboração de Sandra Altenburg Odebrecht, da Florália, do nosso sócio Fernando Setembrino e do deputado Noel de Carvalho.
Assim, queremos deixar expressa aqui toda nossa gratidão e nosso carinho, por essas suas duas gestões e a todos os seus colaboradores. Desejando que tenha muitas vitórias em suas novas atividades e saiba que desejamos continuar contando com seu apoio e competência nesta nova Diretoria. Mas, carinhosamente, queremos avisar que Rosário não vai conseguir se livrar de nós tão fácil assim.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS 2009

RECEITAS
VALORES (R$)
DESPESAS
VALORES (R$)
Anuidades 13.540,00 Administrativas 79.970,00
Doações 2.735,00 Revistas 20.820,00
Anúncios 13.080,00 Boletins 2.120,00
Exposições 109.885,00 Sites 4.200,00
    Exposições 50.508,00
TOTAL 163.240,00 TOTAL 157.618,00



BRADESCO SEGUROS RENOVA PATROCÍNIO

Já é o terceiro ano consecutivo que a OrquidaRio contará com a preciosa contribuição do Brasdesco Seguros, com o objetivo específico de patrocinar parte da Revista “Orquidário”. Para o ano de 2010, com o reajuste de 10% no custo de publicação da nossa revista, o Bradesco Seguros concordou em aumentar em 10% o patrocínio oferecido. Como contrapartida, estaremos divulgando a marca da empresa na revista.



NOTÍCIAS DE CONSERVAÇÃO

Levantamento das Orquídeas da Ilha Grande Estamos comemorando o fato de que o nosso projeto“Levantamento das Orquídeas da Ilha Grande” foi finalmente aprovado pelo Serviço de Planejamento e Pesquisas do INEA, em fevereiro. A última expedição que está programada como atividade do projeto estará acontecendo entre os dias 26 e 28/03/2010. Depois disto estaremos trabalhando na montagem do relatório para envio ao nosso patrocinador, a San Diego County Orchid Society e no material de divulgação que a OrquidaRio deixará exposto no Centro de Visitações do Pq. Estadual da Ilha Grande, na Vila do Abraão.
De qualquer maneira, a aprovação foi uma vitória, uma vez que tivemos que cumprir várias exigências do INEA. Uma das exigências foi que a coleção viva de orquídeas, até então sob os cuidados do nosso associado Renato Motta na Vila Abraão, teria que ser transferida para o Orquidário do Jardim Botânico, o que acontecerá ainda em março. As 50 espécies ficarão expostas à visitação no“ripado” do orquidário
.



PARTICIPAÇÃO DOS SÓCIOS NA COMISSÃO DE CONSERVAÇÃO

Convocamos os sócios interessados em Conservação de Orquídeas, e que tenham disponibilidade de tempo, para se integrarem à Comissão de Conservação da OrquidaRio.
Precisamos de idéias e iniciativas que contribuam para a conservação das orquídeas no nosso estado e no país em geral. Os voluntários devem entrar em contato com a Rosário, através do e-mail da OrquidaRio.



REGULAMENTO PARA O CONCURSO INTERNO DE PLANTAS

1- As orquídeas trazidas pelos sócios durantes areuniões sociais e técnicas da OrquidaRio participarão de um concurso para escolha
da melhor planta da reunião.
2- A escolha será feita através do voto dos sócios e convidados presentes.
3- Para efeito de escolha, as plantas serão divididas nas seguintes categorias:
Espécies Brasileiras, Espécies Estrangeiras, Micro Orquídeas, Híbridos e Plantas de Interesse Botânico.
4- O critério de pontuação adotado para o concurso é o seguinte: 1º Colocado– 05 pontos; 2º Colocado – 03 pontos; 3º Colocado – 01 ponto.
5- Na chegada à reunião o sócio deverá apresentar suas plantas à Comissão Organizadora para registro e classificação, numa das categorias acima.
Será fornecido, para cada planta, um número que a identificará no julgamento.
6- Cada planta deverá apresentar uma etiqueta contendo o nome do gênero e espécie ou o nome do híbrido.
Plantas sem identificação não poderão participar da competição, com exceção daquelas classificadas como Plantas de Interesse Botânico, devido às dificuldades de identificação que esse tipo de orquídea apresenta. Neste caso a planta deverá ser fotografada para que se possa tentar identificá-la mais tarde.
A mesma planta não poderá receber votos em mais de uma classe (Exemplo: se a orquídea é uma espécie brasileira, mas também for considerada uma micro orquídea, deverá ser votada apenas numa das categorias).
7- Cada sócio ou convidado presente à reunião receberá uma cédula para votação e dará o seu voto para a melhor planta, dentro das categorias acima.
Os votos dados em desacordo com a classificação adotada serão anulados.
8- As cédulas preenchidas serão colocadas em uma urna e a apuração será feita pela Comissão Organizadora.
O resultado será divulgado e contabilizado em uma planilha acumulativa, mostrando a classificação total e os resultados parciais de cada reunião.
No final do ano os 3 sócios melhores colocados receberão como incentivo um prêmio em orquídeas de boa qualidade.
9- Casos omissos deste Regulamento serão resolvidos pelo Diretor Técnico.


CRITÉRIO PARA COLOCAÇÃO DE FOTOS DE ORQUÍDEAS DOS SÓCIOS NO SITE DA ORQUIDARIO

1. Um site temático de orquídeas, como o nosso, não estará completo se não proporcionar aos visitantes uma grande galeria de fotos de orquídeas de boa qualidade. Estamos empenhados em colocar o máximo de fotos de orquídeas no site da OrquidaRio e para isso contamos com a colaboração dos Sócios.
2. A OrquidaRio está convidando o seu quadro social a disponibilizar as fotos digitais das orquídeas de seu cultivo no seu site, na seção Orquídeas dos Sócios.
3. As fotos deverão ser encaminhadas por e-mail para a orquidario@orquidario.org, com o título Orquídeas dos Sócios, e o texto deverá informar o nome botânico da orquídea ou o nome do híbrido, o nome completo do cultivador, o local de cultivo (Cidade, Bairro, SF) a data da floração e o nome completo do fotógrafo, se não for o próprio. (Ou com que nome ele quer o crédito na foto). Se tiver dúvidas sobre a identificação da planta, consulte a Diretoria Técnica.
4. As fotografias não deverão conter data, nome da orquídea, marcas d’água, ou outras observações no seu corpo. A preferência é para destaque da(s) flor(es), em pleno vigor, sem distorções.
5. As fotos serão analisadas por uma Comissão que verificará a qualidade das fotos e da flor retratada. Se a foto e a orquídea reproduzida apresentarem a qualidade mínima necessária, (inclusive que possibilite sua ampliação) e vier acompanhada das informações citadas acima, ela será incorporada ao arquivo e disponibilizada no site.
6. O Sócio concorda em ceder o uso da imagem da foto, a título gratuito, para uso exclusivo no site da OrquidaRio. O envio da foto e o pedido de inclusão da mesma no site já implicam na aceitação dessa exigência. Concorda, também, com uma possível edição técnica da foto (Corte, re-enquadramento, etc.).
7. As especificações técnicas das fotos são: formato jpeg, 72 dpi de resolução, e 600 pixels no maior lado.
8. A qualquer momento as fotos poderão ser retiradas do site por pedido escrito do Sócio.



DICA DE CULTIVO: MEIO DE CULTURA PARA ORQUIDEAS

Usar um meio de cultura simples funciona tão bem quanto os complicados. Já fiz estes últimos e não vi diferença entre eles. Este que passo a descrever usa tomate como tampão. Há outros com utilização de banana, água de coco, etc. Podem ser encontrados em diversas publicações, assim como o originalmente descrito por Knudson. Este último, totalmente composto por elementos químicos combinados e de difícil obtenção através de manipulação caseira.
Modo de preparo:
1- Corte cerca de 1 Kg de tomates e tire as sementes. Isto é muito importante, pois estas tem substâncias que inibem a germinação de outras sementes.
2- Cozinhe os tomates, bata tudo no liquidificador ou “mixer” e filtre em um pano fino. Para facilitar a filtragem, você pode passar antes, por uma peneira fina e depois pelo pano. Você só vai aproveitar a água “suja” do tomate. Isto é apenas para dar o pH certo à solução. A quantidade de água que você usa para ferver os tomates é 1 litro que depois do processo todo se reduz. Use água destilada (sem sais).
3- Acrescente 15g de açúcar e 3ml de adubo para orquídeas tipo “Dyna Grow” ou outro equivalente, equilibrado em NPK. Há quem acrescente complexo B à solução (700 mg) e também “Super Thrieve” (1 a 2 gotas por litro), no entanto, não tenho visto diferença em usar ou não estas substâncias. Se quiser usar adubo em forma de sal, lance mão da quantidade determinada para um litro, dissolvendo-o antes. Ou seja, há espaço para experimentação e introdução de outros nutrientes e micro-elementos.
4- Complete com água até o volume de um litro. Leve ao fogo numa panela de aço ou vidro e acrescente Agar-Agar (12g) até que ferva.
5- Apague o fogo e distribua 50 ml em cada frasco de cultura (eu uso garrafinhas de 200ml. Depois disto, esterilize os frascos em panela de pressão por 25 min.
6- Deixe esfriar em lugar plano para que o gel não fique desnivelado dentro do frasco.
Com esta receita, você obtém vinte frascos de cultura. Se quiser menos, ajuste as quantidades para o volume de água a usar.
No caso de dúvida, ou para maiores esclarecimentos, mande um e-mail para a OrquidaRio. Teremos prazer em ajudá-los.



EVENTOS REALIZADOS

REUNIÕES
Realizamos duas reuniões, uma no dia 25/02, quando nos foi apresentado por Carlos Manuel de Carvalho o seu trabalho sobre semeadura de orquídeas, que resultou no vídeo “Semeando Beleza”, editado e dirigido por Jonas Amarante.
Nossa segunda reunião, no dia 11 de março, foi social.


VIAGENS
Entre os dias 22 e 24/01/2010 um grupo de cinco sócios participou da quinta excursão à Ilha Grande, que só foi possível após autorização concedida pelo Pq. Est. da Ilha Grande, administrado pelo INEA. Na ocasião subimos o Rio Perequê, por dentro do rio e ao longo da mata de galeria que cresce nas suas margens. Após quatro horas de caminhada rio acima, não havíamos ainda alcançado o local específico que o Renato Motta, nosso sócio e morador da Ilha, estava querendo nos levar. Vai ficar para uma próxima vez.
Entretanto observamos várias plantas interessantes por onde passamos: Stanhopea sp, Maxillaria sp e várias plantas de Notylia sp, muitas delas floridas. Um ponto alto do fim-de-semana foi que, no domingo, ao longo de trilhas próximas à Vila do Abraão encontramos várias plantas floridas da interessante orquídea terrestre Galeandra beyrichii.



PROXIMOS EVENTOS

REUNIÕES

As reuniões da OrquidaRio acontecem na segunda e na quarta quinta-feira de cada mês, sempre na nossa sede e começando às 19h. Venha juntar-se a nós para confraternização dos sócios, noticias gerais sobre eventos, sorteio de orquídeas e rifas de orquídeas de qualidade, concurso de orquídeas dos sócios.
Traga sua orquídea florida para aprendermos como você a cultiva. Todos os presentes participam de sorteios e rifas.

Programação:
25/03 – “Construção e Manutenção de um Site Temático em Orquídeas” por Delfina e Sergio Araujo
08/04 – Reunião Social
22/04 – Não haverá reunião devido aos feriados.
13/05 – Palestra Sobre Sua Experiência em Cultivo, com Cesar Cherem
27/05 – Reunião Social
10/06 – “Laelias Brasileiras” com Francisco Miranda
24/06 – Reunião Social

VIAGENS


Ilha Grande – Última das seis excursões programadas para o projeto “Levantamento das Orquídeas da Ilha Grande” estará acontecendo entre os dias 26 e 28/03.
Informe-se com a Nilce, nossa secretaria, por e-mail ou telefone. Na eventualidade de marcarmos mais uma viagem à Vila Abraão, para organizarmos a divulgação de nosso projeto no Centro de Divulgação, todos serão avisados
.



PROGRAMA DE TROCA DE ORQUÍDEAS ENTRE SÓCIOS

Muitos sócios possuem em sua coleção de orquídeas plantas que por algum motivo estão “sobrando” e eles não sabem como se desfazer delas.
Uma maneira inteligente de descartá-las (mas não fácil) seria conseguir trocá-las por outras orquídeas.
Para facilitar a tarefa, a OrquidaRio está iniciando um programa de trocas entre os sócios.
Como funciona?
Quem possuir plantas para trocar, deve entrar em contato com a OrquidaRio (Diretoria Técnica), por email ou pessoalmente, informando o nome da(s) orquídea(s), sua origem, a quantidade e o porte da planta (seedling, muda, corte, adulta, etc.)
Deve, também, ser fornecido um telefone ou email para contato.
A negociação será feita diretamente entre os interessados na troca.
As informações sobre as ofertas de troca serão registrada em uma planilha que será disponibilizada na sede da OrquidaRio para consulta dos interessados.
As plantas objeto da troca deverão estar em bom estado fito-sanitário e não devem ser plantas oriundas de coleta na natureza.
A conclusão da transação é absolutamente de responsabilidade das partes, sendo a OrquidaRio meramente a facilitadora da operação.



EXPOSIÇÕES ORGANIZADAS PELA ORQUIDARIO

Já temos as datas de 2010 confirmadas para duas das exposições organizadas pela OrquidaRio:

“Orquídeas no Jardim”, de 30/04 a 02/05 de 8 às 17h, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O preço da entrada no Jardim Botânico será de R$ 5,00.
O tema será o nosso projeto “Levantamento das Orquídeas da Ilha Grande".
Dia 29 ate às 10h receberemos as plantas dos sócios e o julgamento será durante a tarde. Como sempre haverá também o julgamento do melhor estande da exposição .
Participarão da exposição os orquidários: Aranda, Binot, Floralia, Itaorchids, Orchidcastle, Orquishopping, Orquidário Paulista, Orquidário Oriental, Orquidário Colibri, Itaipava Garden, Orquidário Juliato, Orquidário Itaipava, Orquidário Bela Vista e KS Orchids.
Contamos com a ajuda de todos para montagem de nosso estande e das barracas de vendas dos nossos produtos.

“Orquídeas no Inverno”, no São Conrado Fashion Mall, em julho em data a ser confirmada.

“Orquídeas na Primavera”, de 24 a 26/09 de 8 às 17h, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Além do julgamento pela OrquidaRio, estamos providenciando para que essa exposição faça também parte do calendários da American Orchid Society, com a presença de juizes credenciados pela AOS.
Posteriormente daremos maiores informações sobre essa exposição

O calendário de Exposições de 2010 organizadas por demais associações está disponível em nosso site. Acompanhe as atualizações do site e confira em www.orquidario.org

Fomos convidados para participar das seguintes exposições:

- Associação Orquidófila de São Paulo-AOSP, de 19 a 21 de março das 9 às 19 h
.Rua São Joaquim,381,Liberdade, São Paulo, SP., onde fomos representados pelo nosso sócio Sergio de Macedo Silva.
O resultado do julgamento será divulgado no próximo Boletim.

- Associação Orquidófila de Niterói-ASSON, dias 17 e 18 de abril das 8 às 18 h.

Precisamos que os sócios contribuam com suas orquídeas identificadas e floridas para montarmos um bonito estande.



CAMPANHA DE SÓCIOS

Tragam mais um sócio para a OrquidaRio. Você e o novo sócio ganharão uma orquídea de presente.




FLORAÇÃO DE OUTONO

Nesta estação estarão florindo: Cattleya dormaniana, Cattleya labiata, Cirrhaea dependens, Cochleanthes discolor, Dimerandra emarginata, Epidendrum ciliares, Gongora quinquenervis , Miltonia moreliana, entre outras.

Para saber mais veja em nosso site. Clique aqui




NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu no dia 18 de março , nosso sócio ANTONIO VENTURA PINTO, químico, professor da UFRJ, e profundo conhecedor de orquídeas.
Sempre bem humorado, era uma pessoa singular, ora irreverente e polêmico, ora generoso e atencioso, inteligente, dividia seus conhecimentos com quem o procurasse. Sua contribuição ao estudo das orquídeas ficará registrada nos diversos artigos que publicou.
Nosso Ventura deixará saudades em nossas festas e reuniões.