Boletim OrquidaRIO
Ano 11 - edição nº 4 - Outubro a Dezembro


PALAVRAS DA PRESIDENTE

Foram pouco menos de quatro anos frente à OrquidaRIO.  Nossa segunda gestão estará terminando nesse mês de dezembro.  Agradeço a todos os associados que, de uma ou várias maneiras, participaram das nossas atividades nas duas últimas gestões.  Agradeço também aos diversos parceiros que nos apoiaram e trabalharam com a OrquidaRIO durante esse período.   Meu muito obrigado também a nossa dedicada secretária.  Confesso que, para mim, foi este trabalho em conjunto, mais do que qualquer outro fator, que deu sentido a esta empreitada.   Considero que a graça da nossa OrquidaRIO Orquidófilos Associados está no prazer de, juntos, divulgarmos a Orquidofilia e trabalharmos pela Conservação das orquídeas.    

Ao longo destes quatro anos organizamos e participamos de várias exposições, publicamos diversos números da nossa revista e boletim, engajamos nossa associação em projetos de conservação, conseguimos equilibrar nossos gastos e fechar o período com saldo positivo, organizamos cursos de iniciação e salões de pintura botânica. Vocês puderam acompanhar estas atividades, mesmo à distância.  E também devem ter observado que alguns pontos ainda não foram alcançados.  Mas nossas exposições no Jardim Botânico atraíram milhares de pessoas e, embora o número de novos sócios tenha crescido pouco, arrisco em dizer que nossa OrquidaRIO é hoje uma das associações de amadores mais ativa no Rio de Janeiro. Entretanto, como associação orquidófila, ainda poderemos crescer e amadurecer muito. 

Ao tomar posse, em março de 2006, falei que iria trabalhar para tornar nossa associação sustentável.  Mas, apesar do balanço de caixa positivo, errei em um ponto básico: subestimei a importância do trabalho voluntário.  A OrquidaRIO sempre dependerá do empenho voluntário de seus associados e, para “crescermos e aparecermos” como queremos, é preciso muito trabalho.  Se os associados que se dispõem a doar o seu tempo são poucos, a carga de trabalho fica muito pesada para estes poucos e menos coisas podem ser realizadas.  No meu caso, por circunstâncias da vida, nos últimos anos pude dedicar grande parte do meu tempo à OrquidaRIO.  Outros presidentes e membros de futuras diretorias muito provavelmente não terão a mesma disponibilidade.  Então o que fazer?  Precisaremos trabalhar como uma equipe. 

As atividades que dão vida a uma associação orquidófila são diversas.  Pense em como você pode participar e ofereça a sua contribuição, que poderá fazer uma grande diferença para a OrquidaRIO. Um associado que está de férias pode se dispor a levar as orquídeas a uma exposição para a qual fomos convidados.  Um outro associado trabalha em marketing e pode contribuir com suas idéias e conhecimentos.  Outro terá disponibilidade de tempo para ajudar na montagem de uma de nossas exposições.   Outro ainda, sendo sócio correspondente, pode nos auxiliar na divulgação das atividades através da internet.  As maneiras de ajudar são muitas e, com certeza, esta decisão de mais sócios participarem ativamente será um passo importante e necessário para que nossa querida OrquidaRIO continue crescendo.      

 Poderemos ocupar um espaço bem maior do que o que ocupamos atualmente.  As orquídeas continuarão a despertar cada vez mais paixões, a atrair mais interessados.  Nossos objetivos são grandes: reunir orquidófilos e interessados, divulgar as orquídeas e a Orquidofilia  e conservar as orquídeas e os ambientes onde elas ocorrem.  É fácil imaginar que cada um de nós tem uma área que se interessa mais.  Uma nova equipe estará iniciando seus trabalhos a partir de janeiro de 2010. A nova diretoria será encabeçada por Ricardo Figueiredo Filho, nosso diretor financeiro nas duas últimas gestões, grande companheiro e corajoso o suficiente para assumir a presidência.  A hora é de estarmos unindo-nos a este novo grupo e assumindo, com vontade, nossos papéis de sócios e sócias da OrquidaRIO.      

Maria do Rosário de Almeida Braga.

CAMPANHA DOS SÓCIOS


Em dezembro de 2008, há exatamente um ano, iniciamos nossa campanha para angariar mais sócios.
Durante esse período conseguimos  atrair 27   novos sócios, alguns deles encaminhados por sócios, outros porque tomaram conhecimento da OrquidaRIO através do nosso site e outros durante nossas exposições.
Com o fim da atual gestão, estamos encerrando esta campanha. 
Outras deverão acontecer. 
Fique atento e lembre-se sempre que estamos de portas abertas para novos sócios.   




EVENTOS QUE ORGANIZAMOS


“2º Salão de Pintura Botânica de Orquídeas”
, de 08 a 11/10/09, no Forte de Copacabana.
A exposição contou com 33 quadros de 25 artistas, com a temática orquídea e em diversas técnicas como: aquarela botânica, óleo sobre tela, acrílico e lápis de cor. 
Entre os quadros montamos uma mostra de orquídeas e tivemos vendas, tanto de nossos artigos  como de orquídeas trazidas pelo Orquidário Binot.
Desta vez fomos mais além de realizarmos o salão.  No dia 09/10, oito adolescentes entre 13 e 15 anos foram convidados a participarem da oficina sobre a  técnica de desenho e aquarela botânica. Cada um dos alunos recebeu como incentivo, um kit completo com material de desenho e pintura oferecido pela Papelaria Condor.   
Mais de mil visitantes registraram seus nomes no livro de visitantes.  
Um salão como este, informa e forma um novo público cada vez que se realiza.  
Para a OrquidaRIO, iniciativas como estas são sem dúvida um grande aporte à difusão da entidade como um todo e a conquista de novos sócios, que encantados  com o que vêem, buscam não apenas adquirir exemplares expostos à venda no local, como também se afiliar à instituição.


EVENTOS QUE PARTICIPAMOS



EXPOSIÇÕES


15ª Exposição de Orquídeas de Niterói, de 02 a 04/10/09, organizada pela ASSON, no Colégio N.S. da Assunção, bairro de São Francisco, Niterói, RJ.
Contribuímos com boas plantas para esta que é a maior exposição da ASSON. 
No podium estávamos representados pela linda Slc. Jewel Box ‘Dark Waters’, exposta por F. Setembrino, que tirou o 1º lugar entre os “Híbridos de Laelinea”
As outras plantas da OrquidaRIO premiadas foram: Cattleya lueddmanniana var. coerulea ‘Guanabara’, de F. Setembrino; Cattleya skinerii var. alba, de D. Lecy e Brassavola perrinii, de M.R.A. Braga – estas três plantas respectivamente 1º, 2º e 3º lugar na categoria “Laelinea Espécies Estrangeiras". 
E mais: Paphiopedilum Saint Swithin e Paph. (Double Deception x Cocoa Cherry) ‘No More Deception’, ambos de F. Setembrino, respectivamente 1º e 2º lugar na categoria “Outros Híbridos” e Bifrenaria harrisoniae var. alba, de M.R.A. Braga, 2º lugar na categoria “Outras Espécies Nacionais”.

3ª Exposição Botânica do Colégio Pedro II, dias 13 e 14/10/09, na Unidade da Tijuca II, na Rua São Francisco Xavier, 204, Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.  Durante este evento poucas orquídeas foram expostas.  A OrquidaRIO participou desta vez com poucas plantas mas com duas palestras dadas para alunos do ensino médio: “O Mundo das Orquídeas” (C.A.A. Gouveia) e “Darwin e as Orquídeas” (M.R.A. Braga).

3ª Exposição de Orquídeas e Bromélia da UFRRJ, nos dias 03 e 04/11/09, no prédio principal do campus da Univ. Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, RJ.  Ajudando a divulgar a Orquidofilia, a OrquidaRIO contribuiu para que fosse montado um bonito estande único no hall central do campus.

15ª Exposição de Orquídeas de Maricá, de 20 a 22/11/09, organizada pelo COMAR, no Esporte Clube de Maricá, Centro, Maricá, RJ. Melhor Planta da Exposição: Laelia lobata ‘Jeni’ – J. C. A. Braga; 1º Lugar : Laelia purpurata (rubra x sanguínea), de M. R. A. Braga; 1º lugar: Brassia Rex, de M. R. A. Braga; 2º lugar: Guaritonia Why Not 'Round About' AM/AOS, de F. Setembrino; 2º lugar: Miltassia Shelob Tolkien, de M. R. A. Braga; 3º lugar: Coelogine pandurata, de M. R. A. Braga;  3º lugar: Laelia purpurata var. werckhauseri – M. R. A. Braga. Se obtivemos tantos prêmios com plantas enviadas por apenas cinco sócios, imaginem o que seria se vários sócios tivessem expostos suas plantas!   

Fotos das plantas premiadas dos sócios, em todos estes eventos, estão na página “Exposições” do nosso site www.OrquidaRIO.org

PALESTRAS NAS NOSSAS REUNIÕES

“SOS Orquídeas em Extinção / Laelia lobata”, por Fernando Potsch, em 08/10. 
Fernando veio para um bate papo informal, contando-nos do seu envolvimento com as orquídeas desde pequeno, ao acompanhar o pai, Francisco Carvalho e Silva, em andanças e aventuras por vários estados do Brasil, sempre atrás de orquídeas. Hoje ele é o responsável pela coleção que o pai deixou e, com grande espírito empreendedor, quer transformar a propriedade que é da família a quase 60 anos, no pé da Pedra da Gávea, em São Conrado, no Rio de Janeiro, em um local de visitação, especializado em receber pessoas interessadas em orquídeas. Para tanto, está trabalhando na recuperação da coleção que havia ficado esquecida por um tempo e agora volta a ser cuidada. Consciente da importância de se conservar a emblemática Laelia lobata, Fernando pretende conseguir pessoas que “adotem” esta orquídea, pois tem planos de reproduzi-la e reintroduzi-la em seu habitat original. Os exemplares de L. lobata da coleção foram coletados há décadas na região e, portanto, é um material genético importante.  No final, convidou-nos a ir visitar a propriedade que receberá o nome de “Casa das Orquídeas”.  

“Levantamento de Orquídeas na Ilha Grande”, por André A. Gomes Alves, em 22/10.
O objetivo principal do projeto “Levantamento das Orquídeas da Ilha Grande” é identificar e catalogar as muitas espécies da família Orchidaceae com ocorrências na Ilha. O trabalho consiste na realização de trilhas em áreas pré-definidas, localização das plantas, identificação das mesmas, registro fotográfico e coleta de dados como ambiente no qual as plantas se desenvolvem (vegetação, altitude, localização geográfica, humidade, luminosidade, etc.).
Eventuais coletas de exemplares floridos também ocorreram, os quais foram herborizados e serão depositados no Herbário Bradeanum, na UERJ.
Alguns exemplares vivos estão sendo mantidos em cultivo e ficaram todos sob responsabilidade do Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. As informações geradas irão ser utilizadas em programas de educação ambiental e turismo ecológico.
A diversidade de ecossistemas da Ilha Grande reflete-se na riqueza de espécies de orquídeas que foram encontradas nas três primeiras expedições realizadas pela OrquidaRIO.  Foram visitadas tanto áreas de restinga como áreas costeiras e áreas florestadas em diferentes altitudes e sob impactos humanos diferentes.  Com exceção da previsível Oeceoclades maculata, poucas são as espécies que se repetem nos diferentes ambientes.

“Darwin e as Orquídeas”, por Maria do Rosário de A, Braga, em 12/11. 
Nesse ano de 2009, vários eventos espalhados pelo mundo, estão comemorando os 200 anos de nascimento do naturalista Charles Darwin que, há exatos 150 anos escreveu o livro “A Origem das Espécies”, bastante revolucionário para a época e considerado um dos livros mais importantes do Ocidente.
Um grupo especial de plantas foi foco de muitas das observações detalhadas de Darwin: as orquídeas. 
Em 1862 foi publicada a primeira edição do seu terceiro livro: “As Várias Maneiras Através das Quais as Orquídeas Britânicas e Estrangeiras são Fertilizadas por Insetos”.  Em 1885 sairia a segunda edição deste livro, já bastante ampliada.  Neste livro, Darwin descreve suas observações pessoais sobre a polinização de diversas orquídeas que crescem na Grã-Bretanha e discute os prováveis mecanismos de polinização de várias orquídeas exóticas, que na época começavam a “invadir” a Inglaterra, vindas de distantes países tropicais.  Seus estudos concentraram-se nos diferentes mecanismos encontradas nas orquídeas, que as ajudam a assegurar que haverá fertilização cruzada (o pólen é trazido de uma planta distinta) – e as interessantes e minuciosas interações com os insetos, muitas vezes os agentes polinizadores.  Para chegar as suas conclusões estudou detalhadamente as flores de diversas espécies, em diferentes grupos de orquídeas, procurando entender como ocorria a fecundação da flor.  Quando se tratava de espécies nativas da Inglaterra, fez observações diretas e acompanhou as visitas dos insetos polinizadores.  Quando as espécies eram estrangeiras, procurou decifrar os mecanismos envolvidos, sempre com muita persistência.  As inúmeras estratégias das orquídeas para assegurarem o sucesso da reprodução sexuada fascinaram Darwin.

O QUE ESTÁ PARA ACONTECER



REUNIÕES


O calendário de reuniões para 2010 ainda não foi elaborado e comunicaremos a todos assim que a programação estiver pronta. 
As reuniões da OrquidaRIO acontecem na segunda e na quarta quinta-feira de cada mês, sempre  na nossa sede e começando às 19h.  Venha juntar-se a nós. Traga sua orquídea florida para aprendermos como você a cultiva.
Todos os presentes participam de sorteios e rifas.


PRÓXIMOS EVENTOS ORGANIZADOS PELA ORQUIDARIO:

Já temos as datas de 2010 confirmadas para as duas exposições organizadas pela OrquidaRIO no Jardim Botânico do Rio de Janeiro:

“Orquídeas no Jardim”, de 30/04 a 02/05.

“Orquídeas na Primavera”, de 24 a 26/09.

O calendário de Exposições de 2010 organizadas por outras Associações, Círculos e Núcleos Orquidófilos estará disponível no nosso site assim que recebermos as informações. 
Acompanhe as atualizações do site e confira em: www.orquidario.org/eventos/frameevento.htm

______________________________________________________

NOTÍCIAS DE CONSERVAÇÃO:

Novo Cronograma para o nosso Projeto na Ilha Grande.
No dia 13/11 entregamos o nosso projeto para cadastramento no INEA, com todos os documentos exigidos, inclusive o aceite do Herbarium Bradeanum para receber o material herborizado e do Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que receberá a coleção viva de orquídeas da Ilha Grande.
A San Diego County Orchid Society, nossa financiadora neste projeto, concordou em estender o nosso prazo por mais seis meses e, portanto, concluiremos nosso projeto em junho de 2010.
Com esta nova mudança de planos, estaremos remarcando as duas expedições que foram canceladas para 22-24/01/2010 e 19-21/03/2010.
Os sócios que estiverem com bom preparo físico estão convidados a participar desde já.  
Incluam estas datas em suas agendas.   
Estaremos também reunindo os dados e criando o material educativo que será exposto no Centro de Visitantes do PEIG, na Vila do Abrãao. 

_______________________________________________________________

VISITAS

“Casa das Orquídeas”/ Orquidário Francisco Carvalho e Silva.
Na tarde de sábado, 28/11, um grupo de nove sócios da OrquidaRIO respondeu ao convite do palestrante Fernando Potsch (ver resumo acima) e foi visitar a antiga coleção de orquídeas de Francisco Carvalho e Silva, falecido há dez anos. 
A coleção é hoje formada por algumas espécies brasileiras e estrangeiras, tendo como principal destaque, vários exemplares de Laelia lobata, todos coletados há várias décadas atrás, na Pedra da Gávea, bairro de São Conrado, Rio de Janeiro, onde a família reside há mais de 50 anos. 
Fernando decidiu assumir os cuidados com as orquídeas do pai, embora não se considere um orquidófilo. 
Ele nos mostrou todas as plantas, várias no jardim e algumas em estufas e mostrou-nos também as plantas de L. lobata que estão sendo monitoradas por biólogos do Projeto CORES. 
Os sócios da OrquidaRIO auxiliaram com dicas de cultivo e conversamos sobre a possibilidade da OrquidaRIO tornar-se parceira dele, tanto viabilizando o orquidário (com ajuda técnica), quanto no projeto “SOS Orquídeas em Extinção / Laelia lobata”. 
Aconselhamos que o primeiro passo para que a coleção fique em melhor estado será a reforma das estufas, que deverá acontecer com financiamento conseguido pelo Fernando. 
Acompanharemoso o desenrolar das atividades para nos envolvermos com as propostas feitas.   

________________________________________
Grupo de sócios com Fernando Potsch, em visita ao Orquidário Francisco Carvalho e Silva


FLORAÇÃO DE VERÃO:

Algumas variedades de Laelia purpurata ainda estarão em floração neste início do verão, que é também a época de flores para a quase extinta L. tenebrosa e para a perfumada Cattleya leopoldii.
A popular “chuva de ouro”, a espécie Oncidium flexuosum, colore de amarelo nossas matas e também as coleções. Diversos híbridos destas espécies também estarão em flor. Várias micro-orquídeas naturais da Mata Atlântica florescem nessa estação. Uma lista detalhada da floração de espécies brasileiras e estrangeiras pode ser encontrada no nosso site.


Laelia purpurata florescendo no início de dezembro


DICAS DE CULTIVO:

Desta vez as dicas são do sócio Guilherme Salgado, diretor técnico da ASSON e conhecedor do habitat de várias espécies e colecionador de clones selecionados de algumas de nossas espécies de Cattleya
A seguir as dicas do Guilherme:

“Acredito que o melhor método para se alcançar um bom cultivo seja observar a dinâmica dos ambientes naturais nos quais as orquídeas se adaptaram. No verão, em geral, como consequência do aumento da temperatura, da duração do dia e da freqüência de chuvas, ocorre um adensamento da vegetação, gerando mais proteção aos raios solares e umidade às orquídeas. Então, podemos utilizar esses dois fatores como base para um bom cultivo em períodos quentes.
Uma maior proteção pode ser feita com uma camada provisória de telas do tipo sombrite ou aluminet (mais eficiente na redução de temperatura). Para saber se esta proteção extra será necessária, basta verificar se as folhas tendem a ficar muito amareladas e excessivamente quentes.
O controle da umidade é extremamente importante, já que a maioria das Cattleyas vegeta em locais com alta umidade no ar. Além disso, uma umidade baixa associada a um dia quente pode significar uma rápida desidratação. Com artifícios para aumentar a umidade e também diminuir a temperatura, podemos citar a rega do chão e do entorno do orquidário e o uso de aspersores. Utilize os musgos e algas que naturalmente ocorrem no ambiente como indicadores.

É importante lembrar que algumas espécies não são adaptadas a altas temperaturas e os cuidados citados anteriormente nem sempre são suficientes para permitir um bom cultivo. Para esse caso, o cultivo em árvores pode gerar um melhor resultado, mas ainda não é a solução.”