Boletim OrquidaRIO
Ano 11 - edição nº 3 - Julho a Setembro


PALAVRA DO PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO

Está se aproximando o final do mandato da atual diretoria da OrquidaRIO, sob a    presidência da Maria do Rosário de Almeida Braga. Já esta na hora dos sócios se engajarem para a formação de uma ou mais chapas para apresentação à Associação e submissão ao voto soberano da Assembléia Geral, que acontecerá no dia 26/11/09.
Todos nós sabemos que a missão de dirigir uma sociedade como a nossa é difícil, mas não impossível.  Se elegermos uma diretoria que consiga manter e ampliar as conquistas alcançadas pelas diretorias passadas ao longo desses 23 anos de existência da nossa Associação, já será o suficiente. Os sócios que desejarem participar da composição de uma nova chapa, podem se manifestar pessoalmente, por carta ou e-mail informando o cargo que gostariam de exercer, que esta informação será repassada para os formadores das novas chapas. As chapas deverão ser formadas por 5 nomes que comporão a Diretoria, (Presidente, Vice-Presidente, e 3 Diretorias: Financeira, Técnica e Relações Comunitárias) e 5 nomes que formarão o Conselho Deliberativo. Lembro que além das posições de Diretoria e Conselho, existem outros cargos, não menos importantes, em diversas áreas que complementam os quadros da diretoria, como Biblioteca, Exposições, Editoria da Revista e do Boletim, Site, Meio Ambiente, Projetos, etc.
Esta é uma sugestão que faço, pois acho que pode facilitar e agilizar o processo da preparação das chapas para a sucessão.  Não vai aqui nenhuma ingerência minha ou da atual Diretoria em querer influir ou impor nomes. Lembro ainda, que todos os membros da atual gestão estão prontos a colaborar e trabalhar juntos com a nova direção, com um objetivo final: a OrquidaRIO.

Sylvio Rodrigues Pereira
Presidente do Conselho Deliberativo
Sylvio.pereira@uol.com.br




 
CAMPANHA DE SÓCIOS


 Vamos trazer mais sócios para a OrquidaRio! Continuamos com a nossa campanha: “Apresente um novo sócio e vocês dois ganharão uma orquídea”! 
Traga uma amiga ou amigo para nos conhecer que nos encarregaremos de conquistá-lo(a)
.



 

EVENTOS QUE ORGANIZAMOS

“4ª Exposição de Inverno de Orquídeas”de 17 a 19 de julho, no São Conrado Fashion Mall. Mais uma vez contamos com a grande contribuição da ASSON e do Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora, Vários sócios também contribuíram com plantas e montamos uma linda exposição, em parceria com o Instituto – E . Os juízes da OrquidaRio escolheram como  Melhor Planta da Exposição: Rhychostyllis gigantea, exposta pela ASSON.  A Planta Vice-campeã foi Epidendrum stamfordianum, exposta pelo Circ. Orquidófilo de Juiz de Fora e o Melhor Cultivo foi: Dendrochilum glumaceum, também trazido pelo Circ. Orquidófilo de Juiz de Fora. Fotos das plantas premiadas estão no nosso site, em “Exposições”.

“Orquídeas na Primavera”, de 04 a 07 de setembro, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O tema desta exposição foi “200 anos de Charles Darwin” e tivemos material áudio-visual e palestra sobre o assunto.
Esta exposição, organizada pela OrquidaRio, faz parte do calendário oficial da American Orchid Society e tivemos a presença de seis juízes daquela associação, incluindo o presidente da AOS, Sr. Carlos Fighetti.  
As premiações oferecidas da AOS foram:
Hoffmanseggella mirandae
‘Rosario’, exposta por Kleber Lacerda (OrquidaRio) – CHM/AOS, 82 pontos;
Cattleya intermedia orlata flamae ‘Yuki’, exposta pelo Orquidário Oriental – HCC/AOS, 76 pontos;
Laelia kautskyana ‘Samba Laranja’, exposta pela Aranda – HCC/AOS, 77 pontos;
(Paphiopedilum Double Deception x Paphio. Cocoa Cherry)’Aranda’, exposto pela Aranda – HCC/AOS, 77 pontos; (Paphiopedilum Double Deception x Paphio. Cocoa Cherry)’Spoted Emerald’, exposto pela Aranda – HCC/AOS, 77 pontos. 
O cruzamento (Paphiopedilum Double Deception x Paphio. Cocoa Cherry), exposto pela Aranda, recebeu o importante prêmio AQ/AOS (Prêmio de Qualidade) por apresentar um mínimo de 12 plantas de qualidade, tendo sido 2 delas premiadas nesta exposição.
Já o time de juízes da OrquidaRio elegeram como Melhor Planta da Exposição:
Paphiopedilum
Double Deception x Paph. Cocoa Cherry da Aranda;
Planta Vice-Campeã: Cattleya Graciosa ‘Kao’ do Orquidário Paulista;
Melhor Cultivo: Dendrochilum tenellum do Orquidário Colibri.
Foram oferecidos mais cinco troféus: o Troféu de Melhor Estande da Exposição dado pela AOS foi para a Aranda, que também foi eleita pelo público visitante como o Melhor Estande da Exposição. 
O resultado da votação foi: 1º) Aranda; 2º) OrquidaRio; 3º) Itaipava Garden. 
No nosso site www.orquidario.org você encontrará fotos de todas as plantas premiadas e a lista completa com o resultado do julgamento.
Aproveitamos para agradecer a todos os sócios que, de várias maneiras, participaram da organização e realização da exposição.  
Durante a exposição recebemos a visita de Marcelo Vieira Nascimento, sócio da OrquidaRio, residente em Florianópolis, que veio ministrar a palestra sobre “Orquídeas da Ilha do Campeche, SC”. 





EVENTOS QUE PARTICIPAMOS


EXPOSIÇÕES
 
"65ª Exposição de Orquídeas de Rio Claro",
19 a 22 de junho, em Rio Claro, SP. 
A OrquidaRio esteve presente nesta importante exposição, parte do calendário da CAOB. Quatro de nossos sócios enviaram dezesseis plantas e, após o julgamento, obtivemos um total 89 pontos, alcançando a quinta colocação entre os vários expositores.


"9ª Exposição Nacional de Orquideas de Juiz de Fora
", dias 28 a 30/08/09, organizada pelo Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora. 
Cinco sócios da OrquidaRio participaram enviando treze boas plantas. Com o julgamento da CAOB, nossas plantas receberam 56 pontos, alcançando a quarta colocação entre os expositores.  A espécie Encyclia cordigera, exposta por M.R.A. Braga, foi escolhida como a terceira colocada na Categoria Botânica.


"81ª Exposição da Associação Orquidófila de São Paulo", organizada pela Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP), de 18 a 20/09/09, em São Paulo, SP. 
Desta vez contamos com a parceria do Orquidário Binot para levar e trazer as plantas dos cincos sócios que puderam contribuir.  Das 17 plantas que nos representaram, as premiadas foram: Colmanara Wildcat ‘Dragon’, de F. Setembrino, Coilostylis parkinsoniana e Miltonia cuneata, de M.R.A. Braga e Oncidium crispum e Bifrenaria harrisoniae, de Carlos Manuel de Carvalho.  Na pontuação final a OrquidaRio ficou na sétima colocação entre os expositores.


Fotos das plantas premiadas dos sócios, em todos estes eventos, estão na página “Exposições” do nosso site www.orquidario.org





PALESTRAS NAS NOSSAS REUNIÕES


“Técnicas caseiras de semeadura”,  por Alberto Costa, de Maricá, em 09/07. 
A experiência do Alberto é que hoje não é mais preciso dependermos de laboratório.  Pode-se semear na cozinha da própria casa.  Cada um deve fazer, errar, adaptar as suas condições.  A maioria dos equipamentos de laboratório podem ser dispensados, menos a capela e uma lamparina de álcool. A vidraria pode ser toda esterilizada em panela de pressão.  Os ingredientes usados para fazer o meio de cultivo devem ser sem agrotóxicos pois algumas sementes não toleram um mínimo de substâncias tóxicas.  O meio de semeadura e o meio de repique podem ser iguais e a receita que usa é de baixo custo:  1 banana d’água + 1 batata inglesa + 100 ml de suco de tomate +1 colher de sopa de carvão ativado + 1 colher de sopa de açúcar mascavo + 15 g de Agar (que pode ser Agar de alimentação ou mesmo bala jujuba) + 1 litro de água destilada ou fervida.  Cozinhar tudo junto, derramar nos frascos previamente esterilizados, tampar com papel de alumínio e voltar a esterilizar os frascos, agora já com o meio de cultivo, em panela de pressão com pouca água, deixando apitar por 15 minutos.  Semear dentro da capela, sempre com a lamparina de álcool acesa e bem próxima.  Ainda na capela, tampar os frascos com filme plástico de PVC, sem furos.  Os frascos, após a semeadura, são deixados sob sombrite de 70% e sob plástico transparente, para proteger da chuva.  Para maiores esclarecimentos entre em contato pelo site: www.anafloraorquidaceas.com.br


“O gênero Habenaria no Brasil”
, pelo Prof. João A. N. Batista, da UFMG, em 23/07.
As espécies de Habenaria normalmente apresentam flores pequenas, verdes, sem atrativos ornamentais, são de difícil cultivo e por isto raramente vistas em coleções e orquidários comerciais. O gênero possui aproximadamente 848 espécies, sendo um dos cinco maiores da família e o maior de espécies terrestres. O gênero apresenta distribuição mundial e o Brasil, com cerca de 163 espécies, é um dos países de maior diversidade. Com a divisão do gênero Pleurothallis, Habenaria passou a ser o gênero de Orchidaceae com o maior número de espécies no país. O gênero ocorre em todo o território brasileiro, mas a maior concentração de espécies encontra-se no Bioma Cerrado, onde corresponde de 15 a 40% das espécies de orquídeas de algumas localidades. Na Mata Atlântica a representatividade é menor, variando de 1-3% do total de espécies de alguns locais. Apesar da importância de Habenaria para a diversidade de orquídeas no Brasil, ainda há grandes lacunas no conhecimento do gênero. Um dos fatores que dificulta o seu estudo é o fato das espécies apresentarem crescimento sazonal. As plantas crescem e florescem durante o período das chuvas e desaparecem durante o período seco. Como conseqüência, o número de espécies registradas para diversas localidades é menor do que o número de espécies que realmente ocorre nesses locais. (resumo completo em “palestras”, no nosso site).


“Orquídeas do Equador”, por Maria do Rosário de A. Braga, em 13/08. 
Em uma viagem organizada pela Orchid Conservation Alliance, em junho de 2009, foram visitados vários habitats de orquídeas em diferentes regiões do Equador e também diferentes instalações do Orquidário Ecuagenera.  Atualmente estão descritas para o país cerca de 3 mil espécies de orquídeas, distribuídas em uma área pouco maior que o estado de SP.  A biodiversidade é muito alta.  As orquídeas equatorianas atraem vários turistas e visitamos alguns locais onde se observa que isto é bem explorado.  A excursão passou por locais que variaram em altitude de 600 a 3300m, cada altitude com sua flora de orquídeas característica. Observamos que a grande declividade dos Andes parece ser a melhor aliada da conservação.  Várias espécies de Phragmipedium crescem em populações bem delimitadas, na beira das estradas e são ainda bastante cobiçadas.  Os gêneros que mais impressionaram pela quantidade de indivíduos e pela variedade de espécies foram Sobralia e Ellianthus.  Diversas espécies de Maxillaria e inúmeras espécies de vários gêneros de microorquídeas também chamam a atenção, por serem características do país ou terem sua distribuição  apenas nos países andinos.  O orquidário Ecuagenera, com sede em Gualaceo  (1200m de altitude) e estufas também El Pangui (600m) e Guayaquil (nível do mar), tem um papel importantíssimo na propagação e comercialização das orquídeas equatorianas.           

“Metodologia específica empregada na coleta, herborização e manejo das coleções botânicas”, 27/08, por Felipe Fajardo, mestrando da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ).  
As coleções botânicas iniciam-se com a coleta de material botânico em campo.  De forma geral, para que isto seja possível, é necessária a obtenção de uma permissão de coleta junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pois, sem a mesma, a coleta de orquídeas é um crime e hoje a fiscalização é intensa.  O segundo passo é planejar bem as excursões, levando o equipamento necessário para a segurança da viagem, para a coleta e transporte do material botânico e para o registro de todas as informações relevantes sobre a planta e a sua localização geográfica. O coletor deve ter uma caderneta de coleta, onde numera todas as coletas feitas e anota informações valiosas sobre o habitat onde as espécies vivem e particularidades ecológicas e características que os indivíduos apresentam no momento da coleta, como, por exemplo, a coloração das flores. As plantas para serem herborizadas devem estar em flor ou fruto.  Ainda no campo o material deve ser disposto na prensa, entre jornais, para ser transportado.  Com a finalidade de preservar as estruturas vegetais, a secagem do material é feita em estufas à temperatura de cerca de 50 °C e o tempo que deverá permanecer próximo à fonte de calor dependerá principalmente da consistência das diferentes partes da planta.  Foi-nos mostrado como montar esxicatas, que são padronizadas, para que sejam incluídas nos herbários, onde passam a figurar como materiais testemunhos da ocorrência das espécies em determinadas localidades, sendo utilizadas para estudos comparativos, históricos e documentários da flora de uma região ou país.  Na fase de preparação do material para inclusão no herbário, comumente costura-se a planta seca na cartolina branca (denominada de camisa), a qual é recoberta por um papel pardo (a saia).  As partes vegetativas e florais, sempre que necessário, devem ser acondicionadas em um envelope próprio, que fará parte da esxicata. O palestrante ressaltou que a identificação de esxicatas deve ser realizada por especialistas na família (orquidólogos).




O QUE ESTÁ PARA ACONTECER
 
Reuniões

08/10/09 Fernando Potsch, “SOS Laelia lobata
22/10/09 Grupo da OrquidaRio, “Levantamento de Orquídeas na Ilha Grande”.
12/11/09 Maria do Rosário de A, Braga, “Darwin e as Orquídeas”.
26/11/09 Assembléia Geral com eleição de nova diretoria e conselho.
10/12/09 Festa de Fim de Ano.


As reuniões da OrquidaRio acontecem na segunda e na quarta quinta-feira de cada mês, sempre  na nossa sede e começando às 19h. 
Venha juntar-se a nós. Traga sua orquídea florida para aprendermos como você a cultiva.
Todos os presentes participam de sorteios e rifas.


 



PRÓXIMOS EVENTOS ORGANIZADOS PELA OrquidaRIO

“2º Salão de Pintura Botânica de Orquídeas”, de 08 a 11/10/09, no Forte de Copacabana, das 9h às 17h. 
Paralelamente à exposição dos quadros estaremos organizando uma mostra de orquídeas.  
A montagem será no dia 07/10, quarta-feira, das 8h às 17h, quando estaremos recebendo os quadros e as orquídeas dos sócios que puderem contribuir. Precisaremos também de sócios que possam fazer rodízio em tomar conta do estande da OrquidaRio. A retirada das plantas poderá ser feita no dia 11/10, domingo, às 17h. 
Além da venda de alguns dos quadros expostos, a OrquidaRio estará vendendo em seu estande acessórios de cultivo e o Orquidário Binot estará participando. 
Para maiores informações entre em contato com a Nilce, por email  orquidario@orquidario.org ou telefone (21 2233 2314).







OUTRAS EXPOSIÇÕES

15ª Exposição de Orquídeas de Niterói
de 02 a 04/10/09, organizada pela ASSON, no Colégio N.S. da Assunção, bairro de São Francisco, Niterói, RJ.


3ª Exposição Botânica do Colégio Pedro II
dias 13 e 14/10/09, na Unidade da Tijuca II, na Rua São Francisco Xavier, 204, Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.


3ª Exposição de Orquídeas e Bromélia da UFRRJ
nos dias 03 e 04/11/09, no prédio principal do campus da Univ. Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, RJ.


15ª Exposição de Orquídeas de Maricá
de 20 a 22/11/09 (data a ser confirmada), organizada pelo COMAR, no Esporte Clube de Maricá, Centro, Maricá, RJ. 

  
O calendário de Exposições organizadas por outras Associações, Círculos e Núcleos Orquidófilos está disponível no nosso site www.orquidario.org/eventos/frameevento.htm






NOTÍCIAS DE CONSERVAÇÃO

“Levantamento das Orquídeas da Ilha Grande”
Fomos pegos de surpresa, em nosso projeto na Ilha Grande, no final de agosto, com a mudança do administrador do Pq. Est. da Ilha Grande.  Desde o momento em que montamos o projeto “Levantamento das Orquídeas da Ilha Grande”, tivemos com parceiro o Eng. Agr. Gilberto Terra, que exercia a função de diretor do PEIG e foi grande companheiro de campo nas nossas excursões.  Com esta parceria estávamos trabalhando normalmente e contando que a administração do PEIG havia legalizado o nosso projeto junto ao INEA, responsável pelas unidades de conservação no RJ. 
Foi falta de experiência nossa.
A nova administração só permitirá a continuidade das excursões se estivermos devidamente cadastrados no INEA e nosso projeto nem foi entregue ainda.  Por este motivo, as duas excursões que estavam programadas para este final de projeto (setembro e novembro) não acontecerão.  Optamos por reservar estes últimos meses de 2009 para reunir todos os dados obtidos, montar o relatório para apresentarmos aos sócios e à San Diego County Orchid Society e, muito importante, criarmos material educativo, com base no nosso trabalho, para ficar exposto no Centro de Visitantes do PEIG, na Vila do Abrãao.  Isto deverá acontecer em novembro deste ano e o restante do dinheiro que nos foi doado será empregado nesta tarefa, que é um dos objetivos do projeto.


“SOS Orquídeas em Extinção”
Quem teve oportunidade de conhecer o grande orquidófilo Francisco de Carvalho e Silva, sabia que ele mantinha em sua casa, em São Conrado, uma extensa coleção de orquídeas, com grande ênfase nas espécies brasileiras.  Em sua homenagem, seus filhos, encabeçados por Fernando Potsch, cuidaram da coleção e deram o nome do pai ao orquidário.  Este ano Fernando criou o projeto “SOS Orquídeas em Extinção”, com o objetivo principal de reproduzir a carioca Laelia lobata e reintroduzi-la em seu habitat natural.  Além dos cuidados especiais com a Laelia lobata, outros objetivos do projeto são: treinar jovens de comunidades como jardineiros, campanhas de conscientização para preservação do habitat da L. lobata e ações de educação ambiental. 
Na nossa reunião do dia 08/10 Fernando irá nos contar com mais detalhes sobre o projeto mas, desde já, podemos desejar-lhe muito sucesso.  





VIAGENS


Ilha Grande, Munic. de Angra dos Reis, RJ
.
A visita de 03 a 05/06/09, à Ilha Grande, para darmos continuidade ao trabalho de levantamento das orquídeas. A expedição foi bem “puxada” pois fizemos uma longa caminhada, da Praia da Longa até a Praia do Aventureiro, no extremo nordeste da ilha, onde ficamos alojados nas  acomodações do PEIG e na casa do sócio Renato Marques da Motta .
Nossas caminhadas aconteceram na área de restinga arbórea da Reserva Biológica da Praia Sul, com permissão da administração do PEIG. 
Mapeamos várias orquídeas, entre terrestres e epífitas.  A grande maioria das espécies não estava florida, mas algumas das flores que vimos chamaram mais nossa atenção, como a linda terrestre Eltroplectris calcarata, ou a minúscula Dryadella sp ou inúmeras plantas de Oncidium flexuosum, tudo a poucos metros do mar. 
A aventura valeu a pena.       


Juiz de Fora, MG
em 29/08/09, para visitarmos a bonita 9ª Exposição Nacional de Orquideas de Juiz de Fora. 
A viagem foi organizada pela nossa ex-presidente Marlene de Paiva Valim e agradou a todos os participantes. 






FLORAÇÃO DE PRIMAVERA

Muitas orquídeas brasileiras florescem nesta estação do ano.  No Rio, a Brassavola tuberculata, florida na Pedra do Leme, anuncia a chegada da primavera na cidade.  Na região serrana do estado, é a época de floração de Hoffmanseggella cinnabarina e em Minas Gerais várias outras espécies de Hoffmanseggella (=laelias rupículas) também começam a florir, como a linda e ameaçada Hoff. millerii.  Algumas variedades de Cattleya warnerii já começam a florir e daqui há algumas semanas inicia-se a floração da Laelia purpurata, que continuará a nos encantar até dezembro.  É época também de várias espécies brasileiras de Encyclia começarem a florir.  Aproveite e desfrute da beleza destas espécies e de vários híbridos que estarão em flor nos próximos meses.







DICAS DE CULTIVO

Com a chegada da primavera, nossas orquídeas, que passaram os últimos meses em “repouso”, irão reiniciar seu desenvolvimento. Quem havia reduzido a adubação, deve recomeçar a nutrir regularmente suas plantas. 
É neste momento que se recomenda que se disponibilize mais nitrogênio, pois este nutriente será bastante requisitado.  As regas também devem ficar mais freqüentes, a medida que as temperaturas subirem – mas lembre-se que às vezes pode chover muito e temos que prestar atenção se as condições de umidade estão permitindo que o substrato seque entre as regas. 
É tempo também de ficar bem atento ao aparecimento de pragas.  As lagartas, por exemplo, podem fazer grandes estragos nos botões nesta época do ano e é aconselhável estarmos bem atentos.