Boletim OrquidaRIO
Ano 11 - edição nº 2 - Abril a Junho de 2009


 

PALAVRA DO VICE-PRESIDENTE

Já estamos chegando ao meio do ano e nos aproximando de uma nova eleição para os cargos executivos e consultivos da nossa querida OrquidaRio. 
Nunca é demasiado relembrarmos que dentre os objetivos da OrquidaRio estão o estudo das orquídeas e a sua cultura; execução de programas culturais voltados a despertar o interesse público pelas orquídeas, através de cursos, exposições, debates, conferências, por exemplo; bem como o dever de lutar pela preservação e perenização das orquídeas em seus habitats. 
Como a OrquidaRio é uma Associação, configurada como pessoa jurídica, para que esses objetivos, além de outros previstos nos estatutos, possam ser conseguidos, é necessário que ela seja dirigida por sócios, eleitos pelos associados, para que eles possam representá-la junto aos órgãos públicos, às empresas privadas.
Dentre os cargos executivos da OrquidaRio o mais estafante é o de Presidente, para quem os estatutos reservam, por exemplo, as seguintes obrigações: dar cumprimento às determinações da Assembléia Geral e do Conselho Deliberativo; coordenar a Diretoria e supervisionar a administração geral da associação; representar a associação, em juízo ou fora dele, podendo, para tanto, constituir com outro Diretor, procuradores ou advogados; convocar e presidir as reuniões da Diretoria; participar da Câmara de Produtores e Comerciantes de Orquídeas, presidindo-a; designar, por proposta do Diretor Técnico, o Editor das publicações da OrquidaRio. Os demais cargos, apesar de menos extenuantes, também são de grande importância e tomam bastante tempo dos que os exercem, sem esquecermos da responsabilidade de cada um.

Por esses motivos, os associados devem se revezar nos referidos cargos, sendo bastante razoável que o rodízio seja implementado,  com o que o sangue e os ânimos dos dirigentes sempre serão renovados, surgindo novas forças, de pensamento e de trabalho, permitindo que idéias novas possam surgir, possibilitando que todos os associados tenham o direito de participar da cúpula executiva da associação.
Animei-me a escrever estas rápidas linhas, para acender a chama na alma dos associados, lembrando que já podem e devem ir pensando na formação de chapas eleitorais e no lançamento de candidaturas, para que as nossa eleição do final do ano democraticamente escolha os novos representantes da OrquidaRio para os dois próximos anos, na certeza de que receberão a entidade num dos melhores momentos de sua existência e terão toda a assistência da presente diretoria.

                                                                                                                               Fernando Setembrino


CAMPANHA DE SÓCIOS

Continuamos com a nossa campanha para conseguirmos mais sócios: “Apresente um novo sócio e vocês dois ganharão uma orquídea”! 
Traga uma amiga ou amigo para nos conhecer que nos encarregaremos de conquistá-lo(a).




EVENTOS QUE ORGANIZAMOS

“Orquídeas no Jardim”, de 30 de abril a 3 de maio, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Lindas orquídeas, uma boa divulgação e quatro dias de bom tempo ajudaram-nos a atrair cerca de 20 mil pessoas ao Jardim Botânico, o que foi recorde de público em exposições organizadas pela OrquidaRio naquela instituição.  E parece que todos saíram satisfeitos: público, vendedores, patrocinadores e organizadores! 
Os juízes da OrquidaRio que participaram deste julgamento escolheram como Planta Campeã da exposição, o híbrido Paphiopedilum Vodoo Magic x Paph. Wiston Churchil, exposto pela Aranda, Planta Vice-campeã, Melhor Cultivo e troféu de Melhor Híbrido excluído o grupo Laelinae, Miltassia Natalia, planta trazida pelo Orquidário Colibri.
Mais uma vez a Aranda Orquídeas recebeu o prêmio de “Estande Mais Bonito”, eleito pelo voto popular. O estande de exposição da OrquidaRio, como já aconteceu em outras ocasiões, ficou em segundo lugar na preferência do público que votou. 
A lista completa das plantas premiadas, e fotos de várias delas, assim como outras cenas do evento estão em www.orquidario.org/expo/frameexpo.htm  
Aproveitamos para agradecer a todos os associados que contribuíram com plantas e com ajuda nas vendas ou nas outras diversas atividades.




ORQUÍDEAS DO RIO DE JANEIRO

O tema escolhido para a exposição “Orquídeas no Jardim” foi “Orquídeas com nomes que homenageiam o Rio de Janeiro”, entre espécies e híbridos. Laelia lobata, não foi batizada com um nome carioca, mas inspirado na sua beleza, nosso diretor  técnico escreveu um texto que achamos que deveríamos repartir com vocês:

Ela é carioca...

O nome não é muito conhecido, pelo menos fora do meio orquidófilo. Laelia lobata. Já ouviu falar?
Vistosa, elegante ela se destaca. Como boa carioca.
Seu odor é suave, seu vigor e sua multiplicidade não passam despercebidos. Carioquíssima.
Como nada é perfeito, ao contrário das cariocas, esta cada vez mais rara na natureza. Mas, carioca de novo, vive nos sonhos de todos de bom gosto.
Estamos falando de uma orquídea, que os botânicos diriam ser uma espécie endêmica do Rio de Janeiro, ou seja só existe, no seu estado natural no município do Rio de Janeiro. Sua casa era na Pedra da Gávea e... no Pão de Açúcar. Mais carioca, impossível. Infelizmente sua beleza foi sua perdição e caçada por colecionadores, praticamente desapareceu do símbolo maior da Cidade, mas persiste na Pedra da Gávea, em locais de difícil acesso.
Existem, é verdade, notícias que ela andou cruzando as águas da Baía de Guanabara para habitar serras de lá. Nada mais carioca! Iluminar outras paragens com seu brilho  e aproveitar o que elas possuem de melhor: a vista do Rio de Janeiro.
Flores grandes, mais de 15 cm de diâmetro, como carioca da gema, tem sua época de esplendor quando começa o verão, mas carioca, costuma, não raro, florescer, assim meio temporona no meio do inverno, dando a famosa “lobatinha”, normalmente um pouco menor, com menos flores, mas com forma e cor de melhor qualidade.
Apesar de ter um habitat tão restrito, a lobata se apresenta com inúmeras variedades de coloração: desde a típica rosada, a branca pura, passando por púrpura, semi-alba (segmentos florais brancos e labelo colorido), flameada (labelo colorido e segmentos brancos com as extremidades coloridas) e coerulea (cinza azulado). Multifacetada carioca.
Esta nossa edição de “Orquídeas no Jardim” destacamos as orquídeas que levam no nome o Rio de Janeiro e suas atrações turísticas. Mas não podíamos deixar de fora nossa Laelia lobata, nossa Carioca, com letra maiúscula.
                                                                                 Carlos A. A. Gouveia




RIO DE JANEIRO CONTINUARÁ PODENDO EXPORTAR E IMPORTAR ORQUÍDEAS

Conseguimos uma grande vitória! 
Como havíamos noticiado no boletim anterior, pela IN nº 188 do IBAMA, o aeroporto e porto do Rio de Janeiro estavam ameaçados de ficar descredenciados como pontos de entrada e saída de material de espécies constantes nos Anexos da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), que controla o comércio internacional de todas as orquídeas.  Através do nosso vice-presidente, Fernando Setembrino, fomos recebidos no gabinete do Deputado Estadual Noel de Carvalho.
O grupo formado por Sandra Odebrecht, da Florália, André Vieira, do Ministério da Agricultura/RJ, Pedro Nahoum, do Espaço Botânico e pela presidente da OrquidaRio, ouviu o deputado falar ao telefone com o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Dois dias depois de nossa visita, foi assinada a IN nº 11, publicada no D.O.U. em 08/05, listando o aeroporto e o porto do Rio de Janeiro entre os pontos de entrada e saída da Região Sudeste.
Esta foi uma vitória importante para a Orquidofilia no nosso estado e esperamos que vários produtores de orquídeas e outros organismos regidos por CITES, beneficiem-se com isto.




EVENTOS QUE PARTICIPAMOS

EXPOSIÇÕES

14ª Exposição da Orquideas de Niteroi”, dias 04 e 05/04/09, organizada pela ASSON.  Esta exposição da ASSON no primeiro semestre, que acontece no bairro de Camboinhas, é em um espaço pequeno, mas que tem o seu charme e tem atraída cada vez mais público.  A OrquidaRio esteve presente com plantas levadas por oito sócios e alguns dos nossos juízes participaram do julgamento, que premiou várias das orquídeas expostas pela OrquidaRio: Vanda Loke ‘Mary Motes’, de C.A.A. Gouveia, ganhou o premio de Melhor Híbrido e Melhor Planta da Exposição; Burrageara Living Fire ‘João’, de F.Setembrino, foi a Vice-Campeã e Amblostoma tridactylum, de M.R.A. Braga, recebeu o premio de Melhor Cultivo. 

14ª Exposição de Orquídeas de Maricá, de 22 a 24/05/09, organizada pelo COMAR.  A exposição de Maricá atraiu um grande público e também foi um sucesso.  A OrquidaRio esteve presente com plantas levadas por seis associados e alguns de nossos juízes participaram também.  Desta vez a Planta Campeã da exposição, eleita pelo voto dos associados da COMAR, foi a linda Cattleya trianaei ‘Rua Leblon’, do nosso vice-presidente, Fernando Setembrino.  Outras sete plantas expostas pela OrquidaRio estavam entre as premiadas.     

5ª Exposição de Orquídeas de Miguel Pereira, de 09 a 12/04/09, organizada pelo Circulo Orquidófilo da Serra Azul, CORSA,  onde a OrquidaRio Participou com cerca de 30 plantas e um exemplar de Amblostoma tridactylum  recebeu o primeiro lugar de Espécie Nacional, de propriedade da nossa presidente.

 




PALESTRAS NAS NOSSAS REUNIÕES

“Nutrição Mineral: conceitos básicos e avanços em nutrição e fertilização", pelo Eng. Agr. Donizetti T. Rodrigues, da B & G Nutrição Vegetal, em 14/05/09.
A comparação entre as necessidades das orquídeas na natureza com as de um orquidário evidencia que, no orquidário, usamos substratos praticamente inertes e, nessas condições, as orquídeas não encontram os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento e crescimento, tornando obrigatória a aplicação de fertilizantes; químicos e, ou, orgânicos.  Os nutrientes estão diretamente ligados aos diversos processos fisiológicos e podem também exercer  funções estruturais, sendo essencial um bom manejo na aplicação dos adubos. Os nutrientes podem ser classificados de diferentes maneiras: (1) orgânicos (C, N e O) e minerais (N, P, K, Ca, MG, S, Fe, Mn, Zn, Cu, Mo, Cl, Ni e B); (2) macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg e S),  micronutrientes (Fe, Mn, Zn, Cu ,Mo, Cl, Ni e B) e os benéficos (Ex: Si, Na e Co); (3) estruturais, energéticos e de ativação; (4) imóveis e móveis. Quando faltam os imóveis os sintomas de deficiência surgem nas regiões de crescimento e a planta parar de crescer, já nos móveis, a planta transfere do lado mais antigo para os mais novos, apresentando sintomas de deficiência na região mais velha da planta, folhas traseiras em simpodiais e nas mais baixas, nas monopodiais. Um sistema radicular bem formado é essencial.  É através das raízes, e de seu velame, que se dá a absorção dos diferentes minerais e o ideal é que a adubação seja feita no início da manhã. É preciso cuidado na concentração da solução contendo fertilizantes minerais, pois estes são sais, e mesmo em baixas concentrações podem queimar pontas das raízes, danificando-as.  Recomenda-se uma boa “lavagem” (só com água abundante) pelo menos uma vez por mês para a retirada do excesso de sais acumulados pelas várias adubações.  As flores são mais sensíveis ao acúmulo de sais, a superfície das pétalas e sépalas ficam facilmente necrosadas se o adubo cair sobre as mesmas. Donizetti mostrou-nos, com fotos, diversos exemplos de plantas crescendo com adubos diferentes e seus efeitos, que foram parte dos seus experimentos.  Sugeriu para sempre seguirmos a orientação do fabricante pois, se a deficiência de alguns dos micronutrientes pode causar muitos danos, o seu excesso também pode ser prejudicial. Hoje existem no mercado brasileiro algumas formulações específicas para orquídeas e bem equilibradas. Além de falar sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de fertilizante, nos falou também sobre as conseqüências da deficiência dos diferentes nutrientes. Donizetti disponibilizou seu email caso tenhamos alguma dúvida sobre o assunto: donitom@yahoo.com.br
(resumo mais completo desta palestra em:  www.orquidario.org/palestras/framepalestra.htm)

 “Hibridização de Cattleya para comercialização”, por Sérgio Barani, da Nobile Orquídeas, em 28/05/09. 
A hibridização de orquídeas é feita para atender o mercado de orquidófilos e de decoração, que querem plantas com características diferentes.  Para ambos os mercados, a busca é por melhor qualidade.  Época de floração, precocidade de floração, cor, forma, substância, tamanho da flor, número de flores por haste, comprimento do ovário, comprimento do rizoma, perfume e vigor da planta são importantes fatores na escolha das plantas a serem hibridizadas. Como características secundárias, o comprimento da haste floral, a resistência a doenças e o tamanho da planta também são levados em consideração.  Muitas das Cattleya de flores amarelas, por exemplo, florescem no início do ano, quando o comércio de orquídeas é mais fraco.  Isto significa que é preciso um esforço para conseguir híbridos de flores amarelas que floresçam no segundo semestre, ou mais de uma vez por ano.  Híbridos de Blc. Goldenzelle e de Rlc.(=Blc.) Chunyeah, por exemplo, podem florescer duas vezes por ano. A precocidade de floração é importante, principalmente, para que a planta possa ser comercializada mais rapidamente.  Quanto a cor, forma, tamanho da flor, nós, orquidófilos, sabemos muito bem da importância, pois é isto que prestamos atenção na hora de comprarmos híbridos.  Quanto à substância, hoje as flores de alguns híbridos de Cattleya podem durar até 1 mês e meio e muitas delas tem C. guttata ou C. leopoldii como um dos pais.  O comprimento do ovário é importante porque um ovário compridosignifica que a flor fica caída e precisará ser presa por arame.  Em compensação, um ovário pequeno faz com que as flores fiquem aglomeradas e sem uma boa arrumação. O comprimento do rizoma é uma característica que poucos orquidófilos prestam atenção mas, se o espaço entre um pseudobulbo e outro for grande, a planta cresce muito no vaso e precisa ser reenvasada com maior freqüência.  Sérgio nos mostrou diversos exemplos de plantas que ilustram boas e más escolhas de cada um destes fatores.  Sugeriu que o site www.wildcattdata.com é uma boa ferramenta para aprendermos mais sobre como híbridos são formados e as melhores matrizes.        






O QUE ESTÁ PARA ACONTECER

Reuniões

25/06 – Festa de Aniversário da OrquidaRio
09/07 Sr. Alberto Costa, de Maricá, “Técnica Caseira de Semeadura”.
23/07 Prof. João Batista, UFMG, “O Gênero Habenaria no Brasil”.
13/08 Cláudio Fraga, Projeto Cores, “O Projeto Cores no Estado do Rio de Janeiro”.
27/08 M. do Rosário de A. Braga, “Orquídeas do Equador”.
10/09 (pós-exposição)

As reuniões da OrquidaRio acontecem na segunda e na quarta quinta-feira de cada mês, sempre  na nossa sede e começando às 19h.  Venha juntar-se a nós. Traga sua orquídea florida para aprendermos como você a cultiva. Todos os presentes participam de sorteios e rifas.




PRÓXIMOS EVENTOS ORGANIZADOS PELA ORQUIDARIO:

“4ª Exposição de Inverno de Orquídeas”, de 17 a 19 de julho, no São Conrado Fashion Mall, no horário do shopping. 
O recebimento das plantas será na sexta-feira, dia 17/07, das 7h às 10h da manhã e o julgamento acontecerá a partir das 10h. 
Os orquidários que já confirmaram sua participação são o Binot, Itaorchids e Itaipava.   

“Orquídeas na Primavera”, de 04 a 07 de setembro, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Entrega das plantas no dia 03/09, das 7h às 11h.
Julgamento no dia 04/09, a partir das 12h. 
Esta exposição está no calendário oficial da American Orchid Society e um grupo de cinco juízes daquela associação já confirmaram sua participação. 
Preparem suas plantas! 
Horário de funcionamento da exposição: das 8 às 17h. Valor da entrada no Jardim Botânico: R$5,00 (menores de 7 anos, maiores de 60 anos e portadores de necessidades especiais com um acompanhante não pagam).
O tema desta nossa exposição será: “200 Anos de Charles Darwin”. 
Curso de Iniciação ao Cultivo de Orquídeas no dia 07/09, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h, com Delfina de Araújo e Carlos Manuel de Carvalho, taxa de inscrição: R$60,00 (10% de desconto para sócios).
Os orquidários que já confirmaram sua participação são: Aranda, Binot, EcoOrquídeas, Emanuel, Florália, Colibri, Itaipava, Itaorchids, Juliato, Paulista, Oriental e Orchidshopping.
Se quiserem, encomendem plantas para que eles tragam.     

“2º Salão de Pintura Botânica de Orquídeas”, de 09 a 12 de outubro, no Forte de Copacabana, com exposição de gravuras de vários artistas e oficinas de Ilustração Botânica. 
Teremos mais informações no próximo boletim.

 Outras Exposições:

81ª Exposição da Associação Orquidófila de São Paulo, organizada pela Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP), de 18 a 20/09/09, em São Paulo, SP.

15ª Exposição de Orquídeas de Niterói, de 02 a 04/10/09, organizada pela ASSON, no Colégio N.S. da Assunção, bairro de São Francisco, Niterói, RJ.

15ª Exposição de Orquídeas de Maricá, de 20 a 22/11/09 (data a ser confirmada), organizada pelo COMAR, no Esporte Clube de Maricá, no Centro de Maricá. 
  
O calendário de Exposições organizadas por outras Associações, Círculos e Núcleos Orquidófilos está disponível no nosso site (www.orquidario.org/eventos/framevento.htm)






NOTÍCIAS DE CONSERVAÇÃO

Parque Estadual da Costa do Sol, RJ
A OrquidaRio participou da visita técnica que o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) fez à diversas áreas da Restinga de Massambaba, em abril.  Na ocasião percorremos vários fragmentos remanescentes da restinga e entrarmos em contato com ambientalistas da região.  Ouvimos do presidente do INEA, o Sr. Luiz Firmino que até o final de 2009 o parque deverá ter sido criado.  O parque será formado por um mosaico de importantes fragmentos e incluirá,entre outras áreas, a Reserva Biológica de Massambaba e a Reserva Biológica das Orquídeas, ambas com uma rica flora de orquídeas. 

“Pacto pela Restauração da Mata Atlântica”
Este Pacto é um movimento coletivo de diversos segmentos da sociedade e está aberto a todos as instituições e pessoas dispostas a apoiar o a participar dos esforços  de restauração florestal deste rico e ameaçado ecossistema.  O objetivo do Pacto é articular instituições públicas e privadas, governos, empresas e proprietários de terras para integrar esforços e recursos na geração de resultados em restauração e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.  Tem como meta viabilizar a restauração de 15 milhões de hectares até o ano de 2050.Já foi feito um levantamento detalhado das áreas de mais alto potencial para restauração florestas e os resultados e mais informações está em: www.pactomataatlantica.org.br  No mesmo site está disponível também o Termo de Adesão, para todos os queiram participar da iniciativa.  A meta é audaciosa, mas poderá ser atingida se muitos decidirem participar.




VIAGENS
QUE REALIZAMOS:

Ilha Grande, Município de Angra dos Reis, RJ.
A visita de 15 a 17/05 à Ilha Grande, para continuarmos o trabalho de levantamento das orquídeas foi proveitosa, mas apenas dois sócios puderam participar, por dificuldades de acomodação na Vila do Abrãao.  De qualquer maneira, Alexandre Cruz de Mesquita e André Augusto Gomes Alves,  foram com Renato Marques da Marques até o Pico do Papagaio e observaram várias orquídeas em flor, entre elas Sophronitis coccínea que poucos sabem que cresce lá, a cerca de 900m de altitude.  

Macaé de Cima, Município de Nova Friburgo, RJ. 
Nos dias 23 e 24/05 oito sócios da OrquidaRio foram visitar o casal David e Izabel Miller, em sua casa, à 1400m de altitude, na APA de Macaé de Cima.  Foram dois dias de muitas caminhadas, várias orquídeas e ótima convivência.  Laelia virens, Zygopetalum braquypetalum, Z. intermedium, Z. mackayi, Bifrenaria stefanae, Epidendrum stefani, E. denticulatum, E. paranaense, Maxillaria picta e Gomesa crispa estavam entre as muitas espécies floridas.
 

VIAGENS PROGRAMADAS:

Ilha Grande, Município de Angra dos Reis, RJ.  
A programação de viagens está disponível no nosso site (www.orquidario.org/projetos/frameproj.htm). 
Para atingirmos a nossa meta de fazermos pelo menos uma visita aos diferentes ecossistemas representados na Ilha Grande, teremos muito trabalho e boas caminhadas até o final do ano.  Os grupos de sócios deverão ser de, no máximo, oito pessoas e é fundamental estar em boa forma física.   
Se você tiver interesse em participar em alguma das 3 outras expedições, por favor consulte a programação e entre em contato conosco através do email da OrquidaRio (orquidario@orquidario.org).




FLORAÇÃO DE INVERNO

É tempo de frio, cuidados especiais. Como regra geral, devemos reduzir a rega, adubar de forma mais leve, o metabolismo das plantas está mais lento. Se você cultiva na serra, pense em proteger sua estufa dos ventos. Mas preocupe-se em garantia uma aeração ainda maior das plantas. Excesso de umidade pode ser causador de bacterioses e fungos indesejados. Lembre-se, a luz começa a escassear e é positivo reduzir a proteção à insolação. Plantas que entram em dormência como Dendrobium, a maioria das terrestres, e Catasetinae devem ser apenas borrifadas levemente poucas vezes por semana.
Em nosso site (www.orquidario.org/floracoes/frameflora.htm) você pode encontrar a lista das orquídeas que costumam  florescer nestes meses.






DICAS DE CULTIVO

Muitos orquidófilos se “especializam’ em um ou outro gênero de orquídeas de sua preferência.  Pedimos a Luciano Motta Ramalho para que nos enviasse algumas dicas sobre “Cuidados com Catasetum no Inverno”. 
Estas são suas recomendações:
Com a chegada do outono e inverno é preciso redobrar os cuidados com os catasetum. Nesta época as plantas começam a perder as folhas  e entrar num estágio de dormência. Para que as raízes  e bulbos não apodreçam, nesta época, é preciso parar com as regas e borrifar as plantas apenas de vez em quando. Caso essa regra não seja respeitada e quase certo que os bulbos sejam atacados por fungos e bactérias e apodreçam. Os Catasetum vão permanecer carecas durante todo o outono e inverno e apresentar brotação no início da primavera quando devem ser replantados e ter a adubação aumentada.