O confinamento involuntário por conta da Covid-19 nos impede de realizarmos uma das mais tradicionais Exposições de Orquídeas que acontece sempre no mês de maio, dedicado às Mães, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Mas as orquídeas continuam florindo por todos os cantos do Estado, graças à dedicação de cada cultivador/colecionador.
Pensando nisso, a OrquidaRio – Orquidófilos Associados decidiu que a tradição deveria ser mantida e investiu na realização de I Expo Virtual com todos os componentes de um evento convencional: muitas flores, presença de associações convidadas (ASSON – Associação Orquidófila de Niteró/RJ e COMAR – Círculo Orquidófilo de Maricá/RJ), palestras gratuitas, S.O.S Orquídeas e os orquidários comerciais.






I Expo virtual de Orquídeas
OrquidaRio – Maio 2020

Tema: Sophronitis cernua var. flava


Fonte de Pesquisa: www.delfinadearaujo.com
Foto: Tim Moulton


A planta-tema dessa edição é a pequena, rara e valiosa Sophronitis cernua var. flava (amarela).

Sophronitis cernua Lindl foi usada para descrever o gênero cujo nome deriva da palavra grega Sophron (casto, modesto, pequeno).
É uma planta epífita, de  folhagem rasteira e inicia sua floração no outono (maio) que se estende até o inverno. Apresenta de 2 a 7 flores por haste de 5cm de comprimento cujo diâmetro varia de 2 a quase 3cm.
Esta espécie tem uma área de distribuição bem ampla no Brasil, ocorrendo nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste. Na cidade do Rio de Janeiro, vegeta espontaneamente em diversos locais como o Morro do Leme e nas palmeiras do Jardim Botânico.